Na manhã de 3 de setembro, pela terceira vez, os camponeses que lutam pela posse das terras da fazenda Padre Cícero, em Monte Negro – RO, foram alvo de ação violenta de despejo executada por policiais militares e civis.
Um forte aparato policial escoltou caminhões, ônibus e uma máquina pá carregadeira durante a operação.
O local é de difícil acesso e havia obstáculos com árvores derrubadas para bloquear qualquer tentativa de despejo e a ação de bandos de pistoleiros. Nenhum camponês foi encontrado pelas forças de repressão no acampamento no momento do despejo. Os barracos das famílias foram covardemente destruídos e incendiados pelos policiais.
Órgãos de imprensa locais abriram ataque contra os camponeses. Semanas antes da ação policial, foram veiculadas notícias de que os camponeses estariam “andando armados” e ameaçando “funcionários que cuidam do gado” do latifúndio. Os camponeses são acusados de “desobedecer a justiça” e sempre voltar após cada ação de reintegração.



Imagens da operação policial
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui