As eleições de 2014, o voto nulo e o fechamento do Estado

A- A A+

As eleições de 2014 experimentam um limite. A essa altura está claro que as propostas mais à esquerda estão perdidas e, convenhamos, nem a direita em geral, nem o empresariado em particular, têm motivos sérios para temer o futuro. A situação é tão pouco diferenciada que o neoliberalismo predatório de Aécio, por sua própria estupidez, talvez seja a principal ameaça para a saúde econômica e para as elites do país.

Não é senão esse vazio de diferenças que permite que o debate fique reduzido ao desespero antievangélico e aos delírios sobre o Banco Central em relação à Marina, aos quilos de cocaína em relação ao já quase esquecido Aécio e ao comunismo/estatismo/assistencialismo de Dilma. Temas como o aborto, os direitos LGBT, a legalização das drogas (e sua relação com a violência nas periferias), o problema da distribuição de terras e as reivindicações das jornadas de 2013, como a tarifa zero e a violação dos direitos de manifestação, estão perdidos ou mergulhados em propostas tímidas e/ou vagas.

Antes de revelarem qualquer preocupação com a movimentação que tomou conta das ruas no ano passado, os principais candidatos parecem querer comprovar que as mudanças na democracia atual não se fazem pela organização coletiva na rua. Trata-se de um verdadeiro fechamento do Estado para as novas lutas e seus coletivos. Fechamento esse que deixa claríssimo aos movimentos que a luta pela democracia na atualidade realmente não pode ser feita via partido, representação e voto.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja