Nova pesquisa sobre Aleixo Garcia e Caminho de Peabiru em livro

A- A A+
 
http://www.anovademocracia.com.br/140/12c.jpg
Capa do livro

Informações inéditas ou pouco conhecidas sobre Aleixo Garcia, o náufrago que viveu entre os guaranis do litoral catarinense desde 1516 e, trilhando o milenar Caminho de Peabiru, foi o descobridor do império inca antes dos espanhóis: são os temas de novo livro a ser publicado pela Editora Aimberê/jornal A Nova Democracia em novembro.

A obra, intitulada Aleixo Garcia: Algo mais sobre a saga do descobridor dos incas, é da jornalista Rosana Bond, que pesquisa o assunto há quase duas décadas.

— Guiado pelos guaranis, Aleixo foi o primeiro homem branco a caminhar pelo Peabiru, uma rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico. Publiquei essa história em 1998 e 2004, mas nunca parei de investigar. Agora apresento os resultados. Creio que estes irão surpreender os leitores — prevê a autora.

A ser editado pela Aimberê em formato de apostila para tornar seu preço mais acessível ao público, o livro, conforme Rosana, “não tem a pretensão de completar todos os dados faltantes acerca do personagem”. O que há “é a presença sólida de novos elementos vindos da História, da Antropologia, da Etnologia e até da Geografia, que ajudam a penetrar-se no universo aparentemente insondável de certas lacunas”.

http://www.anovademocracia.com.br/140/13b.jpg
Rosana Bond ao lado de pintura em homenagem a Aleixo no Paraguai

Segundo ela, a nova pesquisa traz muitas novidades sobre pontos nebulosos da epopéia de Garcia, entre eles um controverso trecho do Peabiru seguido na viagem aos Andes e também o episódio de sua morte, tema de debate entre estudiosos e “sempre envolvido em mistério”.

Para Rosana, uma das revelações mais impactantes da obra, porém, é a descoberta de um grupo guarani boliviano que informa ter vivido no litoral de Santa Catarina 500 anos atrás e ter viajado junto com Aleixo Garcia ao império inca.

— Esses guaranis são bem conhecidos na Bolívia, mas nunca tinham falado nada a respeito de seus ancestrais de origem atlântica e da expedição feita com o homem branco. Imaginem que, em segredo, eles realizam até hoje um ritual homenageando o litoral de Santa Catarina e chamam Aleixo de ‘nosso pai’ — ressalta.

O livro será lançado no dia 14 de novembro em Barra Velha (SC), onde se localiza o Rio Itapocu, percorrido por Garcia em sua expedição rumo aos incas. A apresentação do trabalho será feita durante o 2o. Encontro Regional de Pesquisadores sobre o Caminho de Peabiru, na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas.

Também está previsto lançamento e palestra por volta de 20 de novembro na Unisul (campus de Palhoça, SC) durante o evento UniDiversidade e celebração dos 50 anos daquela instituição de ensino.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Outra palestra-lançamento acontecerá em Foz do Iguaçu (PR) em 25 de novembro, na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Mais uma ocorrerá na primeira semana de dezembro, no Restaurante Posto da Alfândega, na praia de Sambaqui (Florianópolis, SC).

Daqui a 15 dias o livro já poderá ser adquirido junto à Editora Aimberê (RJ), que atenderá leitores e leitoras de todo o país pelo correio. Os contatos são: fone (21) 2256-6303; e-mail anovademocracia @ gmail. com ; e sítio do jornal A Nova Democracia na internet. 

Os leitores residentes em Florianópolis e região metropolitana poderão procurar a Óptica Brasil, na praia de Santo Antonio de Lisboa, fone (48) 3232-2250.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja