20 mil hectares ocupados em Goiás

A- A A+

http://www.anovademocracia.com.br/141/07a.jpg

Desde o final do mês de agosto deste ano, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa a fazenda Santa Mônica, no município de Corumbá, em Goiás, gleba do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), cuja quantidade total em hectares ultrapassa os 20 mil (200 milhões de metros quadrados).

Cerca de 3.500 famílias estão no local e a maioria dos ocupantes foi mobilizada nas cidades da Região Metropolitana de Goiânia e em Anápolis. Os barracos de lona das famílias estão armados e os ocupantes já prepararam barracões coletivos especiais como posto de saúde, escola, cozinhas coletivas, assembleias e pequenas mercearias. Na Santa Mônica, há uma infinidade de área pronta para o plantio. Um rio passa pela fazenda, o que facilita a irrigação das plantações. As lonas dos camponeses estão instaladas às margens dele.

A maioria das famílias tem pequenas hortas plantadas com alface, cebola, couve, coentro, entre outros. Em breve começarão o plantio de arroz, feijão e milho.
O Complexo que forma a fazenda abrange três cidades: Alexânia, Abadiânia e Corumbá. O MST denuncia que o aeroporto da cidade de Alexânia foi construído (com dinheiro público) na fazenda ocupada e tem sido prioritariamente usado pelos que visitam o latifúndio. Além disso, a coordenação da área apresenta os documentos do Incra que demonstram que mesmo para este órgão a maior parte da fazenda encontra-se improdutiva, embora anteriormente houvesse cultivo de soja nas partes próximas da estrada que chega ao local.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

O histórico de formação da fazenda, que atualmente abarca 91 propriedades, é, no mínimo, suspeito. O senador Eunício Oliveira comprou 3 mil hectares inicialmente e, segundo denúncias dos moradores da região, foi expandindo suas terras através de negócios escusos, grilagem e coerção.

Os ocupantes denunciam que durante a preparação e nessa ocupação têm sido ameaçados por jagunços e pela Polícia Militar. Segundo os referidos, desde a preparação para a ocupação, o juiz da comarca de Corumbá, Levine Raja Gabaglia Artiaga, tem feito uma caçada pessoal ao movimento. O juiz teria sido coordenador da repressão e, inclusive, deu ordens na cidade para que os serviços públicos de saúde e educação não aceitassem os “sem terra” e que os comerciantes não lhes vendessem mantimentos.

Antes mesmo da ocupação, o juiz já havia deferido liminar de ação possessória em defesa do senador. E, depois da ocupação, sentenciou a reintegração de posse em 48h. Os camponeses resistem desde o fim de agosto e prometem resistência em caso de tentativa de despejo.

Atual líder do PMDB no senado, o proprietário da fazenda Santa Mônica, Eunício Oliveira, é da base aliada da gerente federal Dilma. O senador perdeu, no segundo turno, a disputa pelo governo do Ceará. Ele liderou a bancada do PMDB na Câmara, em 2003, e foi ministro das Comunicações na gerência Lula, entre 2004 e 2005. É um dos políticos mais ricos do Brasil e tem o maior patrimônio declarado à Justiça Eleitoral dentre os 169 candidatos a governador dos 26 estados e Distrito Federal. Seus bens declarados passam dos R$ 99 milhões. Desse total, mais de R$ 11 milhões são atribuídos a 94 propriedades rurais, entre elas, a Santa Mônica.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja