Aleixo e Peabiru: livro lançado em encontro

A- A A+

Até o fechamento desta edição de AND estava previsto para acontecer, em Barra Velha (SC), no dia 14 de novembro, o 2o Encontro Regional de Pesquisadores sobre o Caminho do Peabiru. Nele seria lançada a mais recente publicação da Editora Aimberê/A Nova Democracia, Aleixo Garcia: Algo mais sobre a saga do descobridor dos incas. A autora é a jornalista Rosana Bond, que pesquisa o assunto há quase duas décadas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Além de palestras e debates entre vários estudiosos, no evento seria também apresentado o documentário histórico-arqueológico Redescobrindo o Itapocu, do catarinense Fábio Krawulski Nunes. O rio Itapocu, cuja foz fica em Barra Velha, foi percorrido por Aleixo Garcia em sua expedição aos Andes.

O livro de Rosana, por sua vez, traz informações inéditas ou pouco conhecidas sobre esse náufrago, que viveu entre os guaranis do litoral catarinense desde 1516 e, trilhando o milenar Caminho de Peabiru, foi o descobridor do império inca antes dos espanhóis.

“Guiado pelos guaranis, Aleixo foi o primeiro homem branco a caminhar pelo Peabiru, uma rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico. Publiquei essa história em 1998 e 2004, mas nunca parei de investigar. Agora apresento os resultados. Creio que estes irão surpreender os leitores” – previu a jornalista.

O Caminho também possuía um ramal litorâneo que passava pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme outra obra da pesquisadora, editada pela Aimberê/AND no ano passado.

Além da programação em Barra Velha, também estava marcado lançamento do livro (com palestra) no dia 20 de novembro, na universidade Unisul, localizada no município de Palhoça, ao lado de Florianópolis. Palhoça foi o lugar onde Aleixo Garcia viveu com os índios. As atividades de Rosana Bond ocorreriam no grande evento cultural VII UniDiversidade, que desta vez incluiria a celebração dos 50 Anos da Unisul.  

A agenda da autora prevê ainda lançamentos do livro nos seguintes locais: Unisul da cidade de Tubarão (SC), em data não definida; Restaurante Posto da Alfândega, na praia de Sambaqui, Florianópolis, em 4 de dezembro (com apresentação de peça teatral por atores da comunidade onde reside a jornalista); Universidade Federal da Integração Latinoamericana, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 16 de dezembro.

OBS: a publicação já pode ser adquirida junto à Editora Aimberê/AND, que atenderá leitoras e leitores de todo o país pelo correio. Os contatos são: fone (21) 2256-6303; e-mail anovademocracia @ gmail. com ; e sítio de AND na internet.

As pessoas residentes em Florianópolis e região metropolitana poderão procurar a Óptica Brasil, na praia de Santo Antonio de Lisboa, fone (48) 3232-2250.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja