FIP-RJ realiza 3º Festival pela liberdade de todos os presos políticos

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/143/10a.jpg
Faixa exposta na escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia

A prisão do ativista Igor Mendes no último dia 3 de dezembro mobilizou as organizações populares do Rio de Janeiro e aumentou a campanha pela libertação de todos os presos políticos. Durante todo o mês, uma série de atividades foram realizadas, como plenárias, reuniões e panfletagens na Central do Brasil e em universidades. No dia 10 de dezembro, um protesto de garis  e movimentos populares no Centro da cidade levantou a bandeira pela liberdade. Em 16/12, dia da audiência com  os ativistas perseguidos, outra manifestação foi  realizada em frente ao Tribunal de Justiça.

Porém, uma das atividades mais expressivas ocorreu no dia 12 de dezembro. O 3º Festival da Frente Independente Popular (FIP-RJ), realizado na Cinelândia com o tema ‘Pela liberdade de todos os presos políticos e a extinção de todos os processos’, reuniu músicos, poetas e outros artistas, todos eles se somando na luta contra o estado de exceção imposto contra os movimentos populares e contra a juventude combatente da capital fluminense. As escadarias da Câmara Municipal e a praça ficaram repletas de faixas, cartazes e bandeiras.

O Festival, organizado de forma independente e com a dedicação dos ativistas da FIP, homenageou Cleomar Rodrigues, dirigente da Liga dos Camponeses Pobres assassinado no Norte de Minas, e Sara Cordeiro, ativista carioca falecida recentemente.

http://www.anovademocracia.com.br/143/10b.jpg
Durante a tarde e noite de 12/12, centenas de pessoas participaram do Festival

Na tarde e noite deste dia, diversos artistas e atrações se apresentaram, entre eles Scott Fraga (flauta galega), o bloco Comuna Que Pariu (samba), O Levante - Coletivo de Hip Hop Lutarmada, B. Ma-k-Lé (rap), Os Neguinhos que Não se Calam (rap), Canto Cru (MPB), Banda Corisco (MPB), 22B (rap), Kizumba (rap), Turba (rock), Circo Acrata (rock) e AnarcoFunk.

— Nada melhor do que um festival como esse, com diversas atrações e bastante representativo para encerrar o ano. Mas a luta não para por aqui. Vamos entrar em 2015 mais firmes do que nunca e com uma grande campanha pela liberdade do Igor, Rafael, Caio e Fábio. A DRCI [Delegacia de Repressão a Crimes de Informática], que é o DOPS da atualidade, achou que iria nos intimidar com as novas prisões, mas estamos aqui, e mais fortalecidos. Não iremos baixar a cabeça perante esse Estado fascista, como disse o nosso companheiro Igor Mendes quando foi preso —afirmou uma ativista da FIP.

http://www.anovademocracia.com.br/143/10c.jpg

Representando a Comissão de Pais e Familiares dos Presos e Perseguidos Políticos , Dona Jandira, mãe de Igor Mendes, fez uma fala emocionada e reafirmou seu apoio à luta popular: “Sou mãe de um ativista com muito orgulho”.

Durante o mês de dezembro, as ruas de diversos bairros da capital fluminense, principalmente na região central, amanheceram com centenas de cartazes colados pela FIP exigindo liberdade imediata para Igor Mendes e todos os presos políticos.

http://www.anovademocracia.com.br/143/10d.jpg
Scott Fraga tocando flauta galega
http://www.anovademocracia.com.br/143/10e.jpg
Bloco Comuna que Pariu
http://www.anovademocracia.com.br/143/10f.jpg
Apresentação de O Levante - Coletivo Hip Hop Lutarmada
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait