Luta dos povos indígenas

A- A A+

Resistência contra ataques de pistoleiros

http://www.anovademocracia.com.br/144/09a.jpg
Guerreiros indígenas do MS: resistência!

Na última semana de 2014 foram veiculadas notícias de novos ataques de pistoleiros a mando de latifundiários contra lideranças e comunidades Guarani Kaiowá no sul do Mato Grosso do Sul.

De acordo com denúncia dos indígenas, no tekohá (aldeia) Guaiviry-Aral Moreira, próximo a Ponta Porã, o filho do cacique Nísio Gomes, Genito Gomes, e o professor indígena Daniel sofreram cerco e ameaça de morte por fazendeiros. Um carro com dois pistoleiros armados percorreu as fazendas Maranatá, Querência Nativa, Chimarrão e Água Branca e parou na entrada da área indígena, onde o professor Daniel foi ameaçado e tentaram forçá-lo a subir no carro.

Genito e Daniel reagiram e resistiram. Guerreiros e guerreiras Kaiowá cercaram o veículo e obrigaram os pistoleiros a fugir.

Os indígenas denunciam que, do mesmo modo, a aldeia Kurusu Amba, no município de Coronel Sapucaia, sofre cerco e a ameaça de pistoleiros. Há relatos de enfrentamentos entre os bandos armados do latifúndio e os guerreiros e guerreiras da tribo.

No dia 16/12/2014, denunciam as lideranças Kaiowá, quatro “seguranças particulares” do latifúndio atacaram as comunidades indígenas de tekohá Tey’i Juçu-Caarapó. Os guerreiros da tribo prenderam e desarmaram pistoleiros e os entregaram à Polícia Federal. Eles relatam ter ouvido vários disparos feitos pelos pistoleiros contra as aldeias no final de dezembro.

“Diante desses fatos, comunicamos a todas as autoridades federais que há risco iminente de acontecer pior confronto no sul de Mato Grosso do Sul, visto que os indígenas decidem em se proteger do ataque e das ações dos pistoleiros das fazendas”, alertam os Guarani Kaiowá em nota datada de 30 de dezembro de 2014 [fonte: entrefronteiras.com.br].

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja