
Médico soviético socorre judeu ferido
Em 27 de janeiro de 2015 completaram-se 70 anos da histórica data em que o glorioso Exército Vermelho da União Soviética libertou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, uma das mais terríveis masmorras que se tem registro em toda a História e onde pelo menos um milhão de pessoas foram assassinadas pelo exército sanguinário nazifascista de Adolf Hitler.
No auge do Holocausto, ano de 1944, estima-se que, nas câmaras de gás e nos crematórios, cerca de seis mil pessoas eram mortas diariamente. Até os dias atuais, a palavra ‘Auschwitz’ remete ao genocídio praticado principalmente contra os judeus, mas também contra outras “minorias”.

Mulheres libertas da masmorra de Auschwitz
Hitler bradava que o seu III Reich estava fadado ao sucesso e que as garras nazistas se estenderiam pela Europa e pelo mundo. Porém, em 1945, a Pátria Internacionalista do Proletariado — a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas —, seu Partido Comunista, seus povos e seu exército venceram a Grande Guerra Patriótica, que custou a vida de 22 milhões dos seus melhores filhos e filhas. A serpente nazifascista foi esmagada no seu covil em Berlim!
A libertação do campo da morte de Auschwitz ocorreu cerca de três meses antes do Dia da Vitória total sobre as tropas fascistas. O Exército Vermelho chegou ao campo de concentração naquele 27 de janeiro, um sábado, e, antes da libertação, teve que enfrentar forte resistência dos soldados nazistas: este confronto causou 231 mortes. Oito mil sobreviventes tiveram sua liberdade reconquistada.
2015: 70 anos do Dia da Vitória

Soldados vermelhos conversam com jovens judeus
Já no último dia 2 de fevereiro de 2015, se comemorou os 72 anos da vitória soviética na Batalha de Stalingrado, histórico combate que marcou a viragem definitiva da Segunda Guerra Mundial. Mas, neste ano que se inicia, a data mais significativa será comemorada no dia 9 de maio. Milhões de pessoas são esperadas para participar das celebrações (que provavelmente devem ser as maiores das últimas décadas) em referência ao 70º aniversário do Dia da Vitória. Durante a primeira semana de maio, a fan page de AND no Facebook publicará imagens, vídeos e textos sobre o assunto e em homenagem aos soviéticos — entre eles milhões de comunistas — que sacrificaram suas vidas para libertar a Humanidade do jugo do nazismo.