Há 70 anos, o Exército Vermelho libertava Auschwitz

A- A A+
 
http://www.anovademocracia.com.br/145/13a.jpg
Médico soviético socorre judeu ferido

Em 27 de janeiro de 2015 completaram-se 70 anos da histórica data em que o glorioso Exército Vermelho da União Soviética libertou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, uma das mais terríveis masmorras que se tem registro em toda a História e onde pelo menos um milhão de pessoas foram assassinadas pelo exército sanguinário nazifascista de Adolf Hitler.

No auge do Holocausto, ano de 1944, estima-se que, nas câmaras de gás e nos crematórios, cerca de seis mil pessoas eram mortas diariamente. Até os dias atuais, a palavra ‘Auschwitz’ remete ao genocídio praticado principalmente contra os judeus, mas também contra outras “minorias”.

http://www.anovademocracia.com.br/145/13b.jpg
Mulheres libertas da masmorra de Auschwitz

Hitler bradava que o seu III Reich estava fadado ao sucesso e que as garras nazistas se estenderiam pela Europa e pelo mundo. Porém, em 1945, a Pátria Internacionalista do Proletariado — a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas —, seu Partido Comunista, seus povos e seu exército venceram a Grande Guerra Patriótica, que custou a vida de 22 milhões dos seus melhores filhos e filhas. A serpente nazifascista foi esmagada no seu covil em Berlim!

A libertação do campo da morte de Auschwitz ocorreu cerca de três meses antes do Dia da Vitória total sobre as tropas fascistas. O Exército Vermelho chegou ao campo de concentração naquele 27 de janeiro, um sábado, e, antes da libertação, teve que enfrentar forte resistência dos soldados nazistas: este confronto causou 231 mortes. Oito mil sobreviventes tiveram sua liberdade reconquistada.

2015: 70 anos do Dia da Vitória

http://www.anovademocracia.com.br/145/13c.jpg
Soldados vermelhos conversam com jovens judeus

Já no último dia 2 de fevereiro de 2015, se comemorou os 72 anos da vitória soviética na Batalha de Stalingrado, histórico combate que marcou a viragem definitiva da Segunda Guerra Mundial. Mas, neste ano que se inicia, a data mais significativa será comemorada no dia 9 de maio. Milhões de pessoas são esperadas para participar das celebrações (que provavelmente devem ser as maiores das últimas décadas) em referência ao 70º aniversário do Dia da Vitória. Durante a primeira semana de maio, a fan page de AND no Facebook publicará imagens, vídeos e textos sobre o assunto e em homenagem aos soviéticos — entre eles milhões de comunistas — que sacrificaram suas vidas para libertar a Humanidade do jugo do nazismo.

http://www.anovademocracia.com.br/145/13d.jpg
Milhares de crianças tiveram a liberdade reconquistada
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja