Lutas de Libertação Nacional

A- A A+

Afeganistão: ataque aniquila 22 policiais

Em 17 de fevereiro, um ataque da resistência anti-    imperialista afegã aniquilou 22 policiais na província de Logar, no leste do país. Após a ação, ocorreu um tiroteio que durou cerca de 25 minutos.

Em outro ataque contra uma base policial, desta vez no Paquistão, país vizinho, pelo menos sete pessoas morreram na cidade de Lahore. O motivo deste último ataque teria sido uma resposta contundente contra os enforcamentos de membros da resistência.

Estes ataques são parte da ofensiva contra as forças de “segurança” mercenárias que agem à serviço do USA no país após a recente retirada das tropas imperialistas.

Na edição nº 143 de AND, traduzimos uma nota de James Petras intitulada Afeganistão é uma derrota militar para o USA em que este abordava sobre a derrota política e militar sofrida pelos ianques:

“Primeiro devemos reconhecer que 2/3 do território afegão — particularmente fora das grandes cidades — está controlado pelos insurgentes, que são chamados talibãs, embora alguns afirmem que há outras forças também envolvidas na resistência. Em termos de território, a resistência tomou o controle da maior parte do país.

Em segundo lugar, devemos registrar que o USA sofreu 2.224 baixas e teve dezenas de milhares de feridos — mental e/ou fisicamente —, além de não lograr impor um governo estável nem com capacidade de manter o poder.

O terceiro ponto é que esta retirada de tropas é muito relativa porque, apesar da cerimônia de retirada, ficam 11 mil soldados ianques e três mil de outros países no Afeganistão, tratando de fortalecer as debilidades do exército mercenário que possui — supostamente — o controle do país.”

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Mário Lúcio de Paula
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira