3º Encontro da Juventude Camponesa

A- A A+
Pin It
http://www.anovademocracia.com.br/146/13.jpg
A juventude é parte fundamental da luta pela Revolução Agrária no Brasil

Nos dias 24 e 25 de janeiro, na área Vitória em Verdelândia, Minas Gerais, a Liga dos Camponeses Pobres realizou o 3º Encontro da Juventude Camponesa. Cerca de 40 jovens, representando diversas áreas camponesas, representantes da comunidade quilombola do Brejo dos Crioulos e a delegação do MEPR participaram desse importante encontro.

A mobilização para a atividade causou grande entusiasmo entre os jovens, pais e mães, que atuaram na convocação e organização das delegações.

Na área Vitória, companheiros e companheiras mobilizaram-se para construção da infraestrutura, funcionamento da cozinha, arrecadação de alimentos entre as famílias e também campanha com os apoiadores da luta na cidade.

O encontro ocorreu em um momento e ambiente de grande luta contra o latifúndio, de mobilizações, resistência e de enfrentamento da seca, que provocou grandes perdas nas roças e pastos em toda a região. O encontro apontou grandes e necessárias batalhas para os camponeses da região e para a grande responsabilidade e necessidade da mais intensa participação dos jovens nessa luta. 

Canções e palavras de ordem agitaram as atividades. Nas paredes bandeiras da LCP, do MEPR, cartazes dos companheiros tombados na luta, cartazes de “Viva Revolução Agrária!”, “Viva o Encontro da Juventude Camponesa”, mensagens e citações, além de uma grande faixa escrita “Liberdade para Igor Mendes e todos os presos políticos do campo e da cidade!”.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Os debates trataram da situação política de crise no país e no mundo, do desenvolvimento da Revolução Agrária como parte da Revolução Democrática, das perspectivas para juventude e seu papel na Revolução Agrária, tema que animou os debates afirmando o caminho da luta camponesa e da construção da aliança operário-camponesa.

As companheiras jovens também realizaram a reunião do Movimento Feminino Popular (MFP) debatendo a 4ª montanha de opressão sobre as mulheres, a opressão sexual. A pressão sobre as jovens e a importância do fortalecimento de sua participação na luta de forma organizada. Despertar a fúria revolucionária da mulher!

Na noite de sábado foram realizadas as apresentações culturais. Todos os moradores da área Vitória foram convidados para assistir duas peças teatrais organizadas com antecedência unindo um forte espírito de luta, combatividade e criatividade das massas, comovendo todos que assistiam. Os companheiros da área Vitória, que sediava o encontro, organizaram e prepararam a encenação da histórica resistência dos camponeses de Cachoeirinha. A peça, idealizada pelo camponês Geraldo Lageado – posseiro de Cachoeirinha, ativista da LCP e artista popular –, narra a resistência e expulsão dos posseiros pelo coronel Georgino em 1967, os crimes do latifúndio, das forças de repressão e a retomada das terras sob a bandeira e organização da LCP. O Grupo de Teatro Servir ao Povo preparou uma peça surpresa para o encontro: encenou a luta do dirigente da LCP, Cleomar Rodrigues, seu assassinato por pistoleiros a mando do latifúndio e o chamado a seguir sua luta e exemplo. “Companheiro Cleomar: Presente na luta!” – todos saudaram ao final.

O 3º Encontro aprovou um conjunto de propostas apresentadas pela coordenação da LCP e surgidas nos debates, além de fortalecer a campanha pela libertação do companheiro ativista do MEPR no Rio de Janeiro, Igor Mendes, e todos presos políticos.

2015 anuncia-se um ano de grandes batalhas populares, principalmente no campo, e a juventude camponesa se organiza para participar ativamente nesses combates!

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja