Lutas de Libertação Nacional

A- A A+

Palestina

Repressão contra celebração do 8 de Março

http://www.anovademocracia.com.br/147/19a.jpg
Palestinas na manifestação em celebração ao Dia Internacional da Mulher Proletária

Em 7 de março, mulheres palestinas realizavam a celebração antecipada do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora quando foram atacadas pelas forças genocidas do Estado de Israel. Dezenas delas ficaram feridas e passaram mal devido ao gás lacrimogêneo e às bombas de efeito moral lançadas próximo ao ponto de inspeção da vila de Kalandia.

O ato foi organizado pelo Sindicato Geral das Mulheres Palestinas, pela Ministra Palestina de Assuntos da Mulher e outras organizações. Em Israel, somaram-se às reivindicações palestinas algumas organizações de mulheres que sustentavam o slogan ‘Mulheres, derrubem o muro!’.

Durante a semana, o grupo ‘Mulheres que Travam a Paz’, formado após os sangrentos conflitos entre palestinos e as forças sanguinárias de Israel no ano passado, também realizou atos, como um que ocorreu em Jerusalém no dia 4 de março. Esta organização de mulheres é parte das vozes que se levantam em Israel contra os massacres cometidos contra o povo palestino.

Pescador assassinado por israelenses

Um pescador palestino foi assassinado a tiros no dia 9 de março por soldados israelenses na costa da Faixa de Gaza. De acordo com Ashrafal-Qodra, o porta-voz dos serviços de emergência palestinos, o homem de 32 anos morreu num hospital em Gaza e outros dois pescadores que estavam com ele foram presos e levados para Israel.

A agência AFP questionou um porta-voz do exército israelense e ele não deu a sua versão para o caso. Assim como todos os palestinos que habitam Gaza, os cerca de 4 mil pescadores também são afetados pelo bloqueio imposto pelos sionistas como parte de suas reacionárias medidas de “segurança”. No segundo semestre de 2014, entre as medidas determinadas pela resistência palestina para um cessar-fogo, os pescadores de Gaza conquistaram o direito de trabalhar em uma faixa de 11 km ao longo da costa, porém são constantes as denúncias de ataques criminosos por parte do exército sionista.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja