USA: Abu-Jamal é hospitalizado

A- A A+
Pin It
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

A Rede Informal de Apoio e Solidariedade ao Preso Político Mumia Abu-Jamal divulgou a informação de que “Na manhã de segunda-feira, 30 de março, funcionários da prisão SCI Mahoney disseram que Mumia Abu-Jamal teve uma ‘crise médica’ e foi transportado da prisão para a unidade de cuidados intensivos no centro médico de Schuylkill, em Pottsville, Pennsylvania”.

O preso político, que até o fechamento dessa nota permanecia na UTI, teria ficado um tempo algemado à cama sozinho e impedido de saber que sua família estava por perto. Por sua parte, os familiares e advogados, que faziam vigília, após muito esforço, conseguiram autorização para visitar e receber informações sobre o estado de Abu-Jamal.

Com 60 anos de idade, Abu Jamal, militante do Partido dos Panteras Negras, organização revolucionária do USA nos anos de 1960, é um dos presos políticos mais importantes da atualidade.

Ele foi condenado à morte acusado de ter matado um agente policial que espancava seu irmão no início da década de 80. Em 27 de março de 2008, a Corte Federal de Apelações do USA anulou a decisão e a converteu em prisão perpétua. Em todo o mundo foram formados comitês de solidariedade à sua resistência.

Johanna Fernandes, ativista de organização em defesa da vida e pela libertação de Abu-Jamal salientou, em entrevista publicada em democracyandclasstruggle.blogspot.com, que, desde janeiro, “Mumia tem se queixado de estar doente. Se ele tivesse conseguido o bom atendimento que precisava originalmente, ele não estaria nessa situação. Essa crise ilustra o problema dos cuidados de saúde nas prisões americanas como uma violação de direitos humanos básicos”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja