Latifundiários livres e camponeses despejados

A- A A+

Conforme noticiamos na última edição do AND, no último dia 27 de maio, mais de 30 famílias foram despejadas do Acampamento Cajueiro 1, localizado na fazenda Paredão, na RO-257, em Machadinho D’Oeste. Participaram da operação, a PM, o Grupo de Operações Especiais (GOE), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Fortemente armados, eles contaram com o apoio de um helicóptero. Dois camponeses foram presos.

Há vários meses, os camponeses do Acampamento Cajueiro 1, apoiados pela LCP, vinham lutando por aquelas terras. Foram realizadas várias reuniões com o Incra e a Ouvidoria Agrária Nacional e as negociações estavam avançando.

Ainda assim, escancarando sua carranca fascista, as gerências do velho Estado burguês-latifundiário (Dilma/PT/pecedobê e Confúcio Moura/PMDB) ordenaram o despejo violento.

Para os latifundiários: apoio e conivência com seus crimes. Para os camponeses: despejos, calúnias, perseguições, prisões e assassinatos de lideranças.

Em nota, a LCP recorda o crime confesso do latifundiário Caubi Moreira Quito, que admitiu ter contratado policiais militares para fazer serviço de pistolagem sem que o poder judiciário ou o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José, tivessem tomado qualquer atitude.

A LCP também cita o caso do latifundiário e ex-prefeito de Vilhena, conhecido como Nego Zen, e pistoleiros fortemente armados, que sequestraram e torturaram dois camponeses. Na ocasião, a Polícia Militar se negou a acompanhar uma comissão de advogados, professores, estudantes e camponeses até o local em que os camponeses eram mantidos reféns. Após o resgate dos camponeses, latifundiário e pistoleiros foram presos, mas postos em liberdade no mesmo instante.

“Os camponeses estão fartos de denunciar tanta injustiça e nada acontecer”, concluiu a LCP em sua nota. E exigiu: “Terra para quem nela trabalha!” e “Punição para os executores e mandantes de todos os crimes contra camponeses!”

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja