AL: festa de São João comemora o Corte Popular

A- A A+

Em 23 de junho, véspera da festa de São João, bandeiras vermelhas tremularam nas ruas da pequena cidade de Messias, Alagoas, e o carro de som percorreu a cidade de fora a fora enquanto camponeses distribuíam panfletos anunciando a Festa do Corte Popular na Área Revolucionária Renato Nathan .

http://www.anovademocracia.com.br/154/10.jpg
Manifestação da Festa do Corte Popular

A festa teve um significado especial para os camponeses, pois lá nem sempre esteve presente essa alegria. A antiga fazenda Lajeiro, cujas terras atualmente fazem parte da Área Revolucionária Renato Nathan, há aproximadamente oito anos se encontrava abandonada e dominada pelo tráfico e pela violência, deixando amedrontadas pessoas que passavam ou moravam nas proximidades.

Em 2007, famílias camponesas se organizaram, decidiram tomar e colocar aquelas terras para produzir, e assim o fizeram. Hoje, nas terras da Área Renato Nathan se produz macaxeira, maracujá, abacaxi, milho, feijão, banana e muitas outras lavouras. Até uma sede de alvenaria e uma ponte foram construídas pelas mãos dos próprios camponeses. Famílias que residem nas proximidades passaram a poder lavar sua roupa e louça num rio limpo e bem cuidado e também frequentar o local para passear sem medo da violência que existia há anos atrás.

Tomar as terras, cortar, plantar e resistir

A permanência nas terras tem sido possível pela resistência dos camponeses contra a falida usina Utinga Leão, que, apesar de não poder comprovar o título dessas terras, tem o judiciário a seu favor. 

Foi através da resistência, fechamentos de BR e audiências na Vara Agrária, que os camponeses concluíram uma parte do Corte Popular, dividindo democraticamente as terras. Em abril desse ano, também com muita luta, os camponeses concluíram a segunda parte do Corte Popular, dividindo os lotes de forma independente do velho Estado e impulsionando a produção.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia
LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja