Luta pela moradia - Visita à comunidade Rosa Leão

A- A A+

Na manhã de 1º de julho, a redação de AND e o Comitê de Apoio ao jornal em Belo Horizonte visitaram, acompanhados de uma equipe do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH e Região (o Marreta), a comunidade Rosa Leão, situada na região da Mata da Izidora, entre os municípios de Belo Horizonte e Santa Luzia, em Minas Gerais.

A comunidade Rosa Leão e as comunidades Vitória e Esperança somam mais de oito mil famílias que lutam pela moradia e ocuparam o terreno onde ficava situada uma antiga fazenda que, segundo os moradores, é terra “de ninguém”. Ali, as famílias vivem, lutam e trabalham há mais de dois anos.

Tivemos a oportunidade de entrevistar e conversar com algumas famílias. São trabalhadores e trabalhadoras que, diante dos altos aluguéis e das contas e impostos abusivos, decidiram se organizar, conquistar um terreno através da luta e construir suas casas e uma nova vida.

A Mata da Izidora — que, segundo nos relataram os moradores, é o nome de uma escrava alforriada e rebelde que viveu naquelas terras — é alvo da especulação imobiliária, da sanha das empreiteiras e dos governos. Havia o plano de construção de um condomínio de luxo naquela área já acertado com empreiteiras e a gerência Márcio Lacerda (PSB) de Belo Horizonte.

Em 19 de junho, as famílias das três comunidades bloquearam a rodovia MG-10 em protesto contra anunciada ação de reintegração de posse. Há dias elas viviam em constante tensão e vigília. A mando das gerências estadual (Pimentel/PT) e municipais (Marcio Lacerda e Calixto, PSB de Santa Luzia), uma brutal repressão policial foi desatada contra homens, mulheres e crianças que protestavam. Mais de 100 pessoas ficaram feridas pelas balas de borracha, spray de pimenta e bombas, atiradas pelos policiais até mesmo de um helicóptero.

Na comunidade Rosa Leão, fomos recebidos no barracão coletivo pela Dona Maria. Nossos guias na comunidade foram o Sr. José e o Sr. Olídio, que nos apresentaram a comunidade, falaram da luta, da resistência e dos projetos.

Sr. José é operário da construção e vive na Rosa Leão desde a tomada do terreno. O Sr. Olídio também é operário da construção e nos mostrou orgulhoso sua carteirinha do Marreta. Ele é morador vizinho da comunidade e, voluntariamente, participa, junto de sua esposa, da vida e da luta da Rosa Leão, cumprindo diversas tarefas cotidianas na comunidade.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja