Jornalista de AND lança livro sobre a militarização de favelas

http://www.anovademocracia.com.br/155/19c.jpg
Capa do novo livro de Patrick Granja

Em julho, foi lançado o livro “UPP: O novo dono da favela — Cadê o Amarildo?”, do jornalista do jornal A Nova Democracia, Patrick Granja. O livro é uma publicação da Editora Revan e é o 4º volume da coleção Criminologia de Cordel, do Instituto Carioca de Criminologia. A obra leva um prefácio escrito pelo renomado criminalista e defensor das causas populares Nilo Batista e é uma compilação de artigos escritos por Patrick e publicados nas páginas de AND sobre a militarização de favelas no Rio de Janeiro.

As coberturas de AND do processo de instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas do Rio começou em 2010, durante a ocupação dos complexos de favelas do Alemão e da Penha por tropas da polícia e das forças armadas. Na ocasião, o jornal A Nova Democracia publicou uma série de artigos, reportagens e vídeos mostrando a rotina de medo e terror imposta pelos agentes do Estado contra as mais de 300 mil pessoas que vivem na região.

De lá para cá, foram incontáveis as coberturas de conflitos entre moradores das quase 50 favelas militarizadas no Rio e soldados das fileiras da repressão. Os textos vão desde reportagens sobre coações sofridas pela reportagem de AND, até relatos de familiares de pessoas assassinadas pela polícia dita “pacificadora”. Uma boa parte desses artigos e matérias está reunida no livro ‘Cadê o Amarildo?’, com lançamento previsto para o final de agosto em um evento ainda com data, local e programação a serem confirmados. Fiquem atentos à fanpage de AND no Facebook para mais informações.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro