Remoção da Vila Autódromo - RJ: casa de líder comunitário é demolida pela prefeitura

A- A A+

No último dia 4 de agosto, mais uma moradia foi demolida pela prefeitura na Vila Autódromo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dessa vez, o alvo foi a casa do presidente da Associação de Moradores, Altair Guimarães. O líder comunitário contabiliza, com essa, três remoções ao longo de sua vida. Aos 14 anos, Altair foi removido da Ilha dos Caiçaras, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, hoje um dos bairros mais caros do país. De lá, ele foi para a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste, de onde foi removido novamente em 1990. Seu próximo destino seria uma pequena vila de pescadores ao lado do autódromo de Jacarepaguá: a Vila Autódromo.

As demolições de moradias no local fazem parte do cronograma de obras do Parque Olímpico e já devastaram a maior parte da Vila Autódromo. O argumento de que a favela era um obstáculo à construção do Parque foi contestado por Altair várias vezes, com diferentes laudos técnicos e até um detalhado plano de reurbanização da Vila alternativo à remoção, entregue em mãos ao prefeito Eduardo Paes ainda em 2012.

Mas parece que o incômodo do Estado com a presença da favela nessa região que cada vez mais se transforma em uma área nobre da cidade não começou com a construção do Parque Olímpico. Desde 1992 que os diferentes gerenciamentos municipais tentam remover a Vila Autódromo com diferentes argumentos, que vão desde problemas ambientais, passando pela Copa e, agora, a construção do Parque Olímpico. Hoje, poucas casas ficaram de pé para sustentar a história de resistência dos moradores da Vila Autódromo.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja