Norte de Minas Gerais: Jader, bravo combatente de Cachoeirinha

A- A A+

No dia 1º de setembro, recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do companheiro Jader, aos 88 anos.

Jader foi um dos sobreviventes da histórica Resistência de Cachoeirinha, fato marcante da luta pela terra no estado de Minas Gerais nos anos 60 (ver AND nº 141, ‘Resistência camponesa derrota latifúndio’). Como autêntico lutador o povo, passou os últimos anos de sua vida defendendo e atuando na Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

http://www.anovademocracia.com.br/157/16a.jpg
Jader, à esquerda, de óculos, com o punho levantado

Em mensagem, a Comissão Nacional das LCPs afirmou que “Jader foi, e certamente será reconhecido pelos que virão (quando jogarmos no lixo da história toda essa escumalha de opressores e oportunistas enganadores, protagonistas destes dias que nos envergonham), como um dos grandes do Brasil, dos maiores do nosso campesinato indômito, resistente, que carregou nas costas durante séculos o fardo mais pesado e forjou os melhores homens e mulheres que a nossa terra já produziu”. [...]

“Infelizmente você não viu a reforma agrária pela qual tanto lutou. Infelizmente você não poderá estar no Congresso da LCP em outubro próximo (que os seus estejam), quando apresentaríamos a proposição que você fosse o Presidente de Honra da LCP do Norte de Minas e Bahia! Mas seu exemplo ficará marcado para sempre! Você lutou, conquistou uma parte das terras onde jorrou o sangue dos Posseiros de Cachoeirinha, e tomou a casa do maior assassino desta história, Coronel Georgino, e foi morar nela, para mostrar que os camponeses eram maiores que seus algozes.”

A mensagem completa pode ser lida na página resistenciacamponesa.com.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Ataque covarde de pistoleiros

No último 24 de agosto, famílias camponesas foram surpreendidas por um ataque a tiros de pistoleiros num acampamento na Fazenda Marabá, município de Verdelândia, Norte de Minas. Um dia antes, quando montavam acampamento em terras abandonadas com a intenção de produzir e viver, o camponês Marcos Antônio Domingos foi alvejado com tiros no braço e na perna.

A LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia denuncia que o bando de pistoleiros a soldo do latifúndio era composto por 7 elementos que foram “absurdamente escoltados pela PM de Verdelândia”. O bando estava “armado até os dentes e chegou em vários carros, inclusive uma ‘Strada’ vermelha. O ataque foi comandado por Joseane Aparecida Duarte [que seria policial civil na Bahia, segundo moradores da região], filha do finado latifundiário Valdir Duarte, e ainda contava com seu marido, seu irmão Carlos Alberto Duarte, um pistoleiro de nome Fernando, de Verdelândia, um indivíduo com apelido de Boi e mais dois capangas de Janaúba”. Após o ataque, “uma bicicleta e uma moto das famílias foram queimadas pelos pistoleiros, que também roubaram outros pertences como as feiras e ferramentas de trabalho”.

Os camponeses denunciam ainda que, até hoje, ninguém foi preso pelo ataque covarde. “A situação em Verdelândia e região está gravíssima, são grupos de pistoleiros agindo à luz do dia, impunemente e sob comando direto dos latifundiários, juntamente com agentes do Estado. A PM, cumprindo as ordens dos latifundiários, se nega a registrar Boletins de Ocorrência”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja