Greves e luta classista

A- A A+

Rondônia: estudantes fortalecem greve na UNIR e IFRO

Com informações do Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (Moclate)

Duas manifestações na manhã de 9 de setembro levaram às ruas os movimentos grevistas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). De forma coordenada e simultânea, ocorreram manifestações em Vilhena e Rolim de Moura, que percorreram as principais vias das duas cidades. Também em Porto Velho, a capital do estado, um Ato Público nas escadarias da UNIR - Centro conclamou os transeuntes a apoiarem os movimentos.

O reforço à greve dos docentes e técnicos-administrativos da UNIR e do IFRO partiu de estudantes vinculados à entidades e à organizações do movimento estudantil. É o caso do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e do Comando de Greve Estudantil, que se colocaram à frente das manifestações em Porto Velho, Vilhena e Rolim de Moura. Nesta última cidade, além do MEPR, participaram representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia Walkíria Afonso Costa e do Moclate.

Cadê a Pátria Educadora?”, estampava uma faixa que puxava o movimento nas ruas centrais de Vilhena. Os manifestantes, que se concentraram na Praça Angelo Spadari, saíram em passeata até o Centro da cidade denunciando os ataques da gerência Dilma/PT contra a educação pública.

Para Ana Carolina, do Comando de Greve Estudantil do IFRO, além das severas críticas ao governo federal, a luta dos estudantes do Instituto é por mais democracia: “É preciso combater o autoritarismo do Código Disciplinar Discente, que consideramos extremamente autoritário. Outra luta é por eleições diretas nos cargos existentes em cada campus. Se a ideia é democratizar, por que manter cargos de confiança? Pra garantir eleitorado fiel? Troca de favores? Queremos participar desta decisão com os professores”, diz.

Atualmente, o Sinasefe-Vilhena tem defendido que todos os cargos de Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão sejam disponibilizados para a consulta à comunidade.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja