Notas nacionais

A- A A+

RS: revolta contra a violência policial

http://www.anovademocracia.com.br/157/13a.jpg
Moradores se revoltam contra a polícia

Moradores do Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realizaram uma manifestação na manhã de 5 de setembro exigindo justiça para o jovem Ronaldo de Lima, 18 anos, assassinado pela Brigada Militar.

Em 3 de setembro, dia em que Ronaldo foi morto, houve grande revolta na comunidade. Os moradores queimaram lixo e atiraram pedras contra viaturas policiais. Dois ônibus e uma lotação chegaram a ser incendiados.

A polícia fazia uma ronda na região, quando abordou Ronaldo na Rua Dona Maria. Segundo a versão policial, ele estaria armado e teria reagido. O jovem foi assassinado por um disparo à queima-roupa.

Os moradores do local rechaçam a versão policial e afirmam que Ronaldo não reagiu. A irmã do rapaz diz que ele voltava de uma festa no Centro da cidade.

— Eles [os moradores] estão se sentindo injustiçados. Parece que era um morador muito querido aqui na região — disse a delegada Jeiselaure de Souza, titular da 5ª Delegacia de Homicídios, em declaração publicada no jornal Zero Hora.

O jornal Diário Gaúcho, em nota publicada em 3 de setembro, alega que Ronaldo tinha antecedentes por roubo a estabelecimento comercial e porte ilegal de arma. No entanto, a mesma nota contém uma fala da mãe do rapaz, Rosimari de Lima, afirmando que, atualmente, “ele trabalhava fazendo bicos como pedreiro e o que aparecia”. “Mataram ele de um jeito covarde”.


MG: PM agride indígena Xacriabá

http://www.anovademocracia.com.br/157/13b.jpg
Momento da prisão de Juvana

A jovem indígena Juvana Xacriabá foi covardemente agredida por policiais militares durante o “Grito dos Excluídos” realizado no último 7 de setembro na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.

O prefeito da cidade teria provocado os manifestantes em tom de zombaria causando revolta entre alguns deles. Um vídeo publicado na internet mostra os soldados da PM agredindo a indígena, que, após ser brutalmente jogada no chão, teve a cabeça pisada por um policial.

A tropa era comandada pelo major Osvaldo e pelo capitão Carlos. A jovem agredida, Juvana Xacriabá, é da cidade de São João das Missões e cursa Direito em Montes Claros. O vídeo pode ser visto abaixo.


PA: barricada em chamas bloqueia ferrovia

Em 7 de setembro, moradores do bairro Araguaia, na cidade de Marabá, sudeste do Pará, realizaram um protesto queimando pneus nos trilhos da Estrada de Ferro Carajás e impedindo a passagem dos trens que circulam entre o Pará e o Maranhão.

Os moradores exigiam providências da prefeitura sobre uma obra que foi iniciada há um ano, mas que, até hoje, não foi concluída. O gerenciamento municipal informou, como desculpa, que as obras estão em andamento, mas a construtora responsável depende de um pagamento da mineradora Vale para finalizar os serviços.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira