Notas nacionais

RS: revolta contra a violência policial

http://www.anovademocracia.com.br/157/13a.jpg
Moradores se revoltam contra a polícia

Moradores do Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realizaram uma manifestação na manhã de 5 de setembro exigindo justiça para o jovem Ronaldo de Lima, 18 anos, assassinado pela Brigada Militar.

Em 3 de setembro, dia em que Ronaldo foi morto, houve grande revolta na comunidade. Os moradores queimaram lixo e atiraram pedras contra viaturas policiais. Dois ônibus e uma lotação chegaram a ser incendiados.

A polícia fazia uma ronda na região, quando abordou Ronaldo na Rua Dona Maria. Segundo a versão policial, ele estaria armado e teria reagido. O jovem foi assassinado por um disparo à queima-roupa.

Os moradores do local rechaçam a versão policial e afirmam que Ronaldo não reagiu. A irmã do rapaz diz que ele voltava de uma festa no Centro da cidade.

— Eles [os moradores] estão se sentindo injustiçados. Parece que era um morador muito querido aqui na região — disse a delegada Jeiselaure de Souza, titular da 5ª Delegacia de Homicídios, em declaração publicada no jornal Zero Hora.

O jornal Diário Gaúcho, em nota publicada em 3 de setembro, alega que Ronaldo tinha antecedentes por roubo a estabelecimento comercial e porte ilegal de arma. No entanto, a mesma nota contém uma fala da mãe do rapaz, Rosimari de Lima, afirmando que, atualmente, “ele trabalhava fazendo bicos como pedreiro e o que aparecia”. “Mataram ele de um jeito covarde”.


MG: PM agride indígena Xacriabá

http://www.anovademocracia.com.br/157/13b.jpg
Momento da prisão de Juvana

A jovem indígena Juvana Xacriabá foi covardemente agredida por policiais militares durante o “Grito dos Excluídos” realizado no último 7 de setembro na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.

O prefeito da cidade teria provocado os manifestantes em tom de zombaria causando revolta entre alguns deles. Um vídeo publicado na internet mostra os soldados da PM agredindo a indígena, que, após ser brutalmente jogada no chão, teve a cabeça pisada por um policial.

A tropa era comandada pelo major Osvaldo e pelo capitão Carlos. A jovem agredida, Juvana Xacriabá, é da cidade de São João das Missões e cursa Direito em Montes Claros. O vídeo pode ser visto abaixo.


PA: barricada em chamas bloqueia ferrovia

Em 7 de setembro, moradores do bairro Araguaia, na cidade de Marabá, sudeste do Pará, realizaram um protesto queimando pneus nos trilhos da Estrada de Ferro Carajás e impedindo a passagem dos trens que circulam entre o Pará e o Maranhão.

Os moradores exigiam providências da prefeitura sobre uma obra que foi iniciada há um ano, mas que, até hoje, não foi concluída. O gerenciamento municipal informou, como desculpa, que as obras estão em andamento, mas a construtora responsável depende de um pagamento da mineradora Vale para finalizar os serviços.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin