Debate discute o papel da imprensa popular e democrática

Na noite de 4 de setembro, o jornal A Nova Democracia realizou um debate com o tema ‘A crise brasileira e o papel da imprensa popular e democrática’ no auditório do Sindicato dos Jornalistas, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.

http://www.anovademocracia.com.br/157/06a.jpg

O debate foi aberto com uma homenagem ao camponês Jader, falecido no último dia 1º de setembro, aos 88 anos. Ele foi um integrante da histórica Resistência de Cachoeirinha, no Norte de Minas Gerais, nos anos 60. Em seguida, uma representante do Sindicato dos Jornalistas parabenizou o trabalho do AND e demonstrou satisfação em ter nos cedido o espaço do auditório para a realização do evento.

Cerca de 50 companheiros e companheiras ativistas de movimentos populares do Rio de Janeiro participaram do debate, pautado na análise da situação política atual feita pelo professor Fausto Arruda, presidente do conselho editorial do AND.

Fausto destacou o caráter semicolonial do Estado brasileiro, responsável, segundo ele, por toda a situação de opressão e exploração sofrida pelo nosso povo. Destacou ainda, pela passagem do último 7 de setembro, que aquela data era vazia e não representava nada para a população, uma vez que o Brasil nunca chegou a ser um país independente.

Sobre o momento atual, o professor disse que os setores ligados ao Partido Único das classes dominantes procuram reduzir o embate da crise polarizando entre PT e PSDB. E sustentou que, sendo esta uma crise dentro do PU, a verdadeira contradição de hoje é entre o Partido Único da subjugação nacional e todas as suas siglas, por um lado, e o caminho da Revolução Democrática, por outro.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Um chamado para apoiar a imprensa do povo

O professor Fausto Arruda convocou todos os presentes a apoiarem de forma decidida o jornal A Nova Democracia, aumentar o número de assinaturas, a distribuição de exemplares entre cotistas, o número de bancas, de rodas de leitura e o incentivo aos comitês de apoio ao redor do Brasil a tomarem este exemplo do debate como algo a ser feito em escolas, universidades, sindicatos de luta, locais de trabalho etc. O AND, ao longo de seus 13 anos de existência, completados no último mês de agosto, tem enfrentado duras batalhas para se fortalecer enquanto um autêntico órgão da imprensa popular e democrática, e é exatamente com o apoio dos movimentos populares que este trabalho tem rendido seus frutos.

Após a conclusão de Fausto, a fala foi aberta aos presentes, que fizeram perguntas e deixaram registrado seu apoio ao AND. A redação de nosso jornal agradece ao Sindicato dos Jornalistas, ao fotógrafo Ellan Lustosa e à Mídia Independente Coletiva (MIC), que transmitiu o debate ao vivo nas redes sociais através do site TwitCasting.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin