Chile: brutal ataque contra comunidade Mapuche, Coñomil Epuleo

A- A A+

a tarde de 28 de setembro, forças especiais de carabineros (policiais) do Chile promoveram um violento ataque contra a Comunidade Coñomil Epuleo, localizada em Ercilla, região da Araucanía, com carros blindados e bombas de gás, acompanhados até por um helicóptero.

http://www.anovademocracia.com.br/159/18a.jpg
O comunero José Coñalinco foi baleado no rosto durante ataque

Durante a invasão, após disparos feitos pela polícia, o comunero José Coñalinco foi baleado no rosto quando se encontrava no pátio de sua casa, diante de sua família. Depois disso, Coñalinco foi abandonado gravemente ferido no local enquanto os carabineiros se retiravam. Os próprios membros da comunidade tiveram que transportá-lo com urgência até o Hospital de Victória, onde foi internado em estado grave.

As famílias presentes durante o ataque denunciaram que os carabineros cercaram o hospital para onde Coñalinco foi levado, ficando sob poder da polícia, e que as forças de repressão não permitiram visitas. O hospital foi proibido pelos policiais de dar informações a seu respeito.

Coñomil Epuleo luta há vários anos pela recuperação ancestral do território indígena e contra a criminalização da luta desenvolvida pelo povo Mapuche. A comunidade já enfrentou várias tentativas de despejo por parte de carabineros e em meio à disputa com o latifundiário Hernán Bayer, mas resiste em sua luta por recuperar suas terras de aproximadamente 1.500 hectares. Os colonos afirmam que resistirão e se defenderão com base no internacionalmente consagrado direito à autodeterminação.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Em 6 de outubro, a polícia chilena fez uma violenta operação no Lof Rankilko (Lof é designação dada pelo povo Mapuche às comunidades em que vivem grupos de famílias que se consideram mutuamente aparentadas ou ligadas por um ancestral comum) a título de procurar armas. Casas foram reviradas e até depredadas pelos agentes do Estado. Cinco membros da comunidade chegaram a ser presos, mas foram libertados.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja