Rio de Janeiro: PMs da UPP forjam flagrante após execução sumária

No dia 28 do último mês de setembro, um vídeo foi divulgado na internet mostrando policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, no Centro do Rio, colocando uma pistola na mão de um jovem que acabara de ser executado durante uma operação na localidade Pedra Lisa. A princípio, o caso foi registrado como auto de resistência, quando uma pessoa é morta ao reagir a uma abordagem policial. No entanto, as imagens mostram claramente o corpo do jovem Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, desarmado, caído no chão; PMs efetuando disparos na direção oposta e, em seguida, colocando a pistola na mão de Eduardo.

http://www.anovademocracia.com.br/159/13a.jpg
Policiais forjam confronto para ocultar execução sumária de jovem

O caso revoltou a população do Morro da Providência que desceu para o asfalto para protestar e foi reprimida pela polícia com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. No dia seguinte, os policiais que aparecem nas imagens foram presos administrativamente e irão responder a um inquérito policial militar. A testemunha que filmou a ação e vazou o material na internet saiu da Providência com sua família temendo represálias e seu paradeiro ainda é desconhecido. Outra testemunha disse que o mesmo grupo que assassinou Eduardo, aterroriza cotidianamente a população da Providência e é liderada por um PM identificado como Paulo.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Esta não é a primeira vez, não é a segunda, não é a terceira. Já foram mais de dez, de 20. Ele tirando a vida de inocente. Ele [o Bonde do Paulo] mata sem pena, sem dó. Ele mata e quer esculachar o morador. Já matou muito morador, ele é ruim. Eles estão demais na nossa comunidade. Quando é o dia dele, é tiro à beça, criança não pode ir à escola, morador não pode ir trabalhar, horrível. Aonde a gente vai parar? A UPP é para cuidar da comunidade, não para ficar matando morador inocente. Vai fazer sua ronda? Faz direitinho, não precisa xingar morador, dá um bom dia, um boa tarde, pelo menos. Ninguém aguentava mais. Chegou num ponto que não dava mais. Tudo na vida tem um limite. Chegou o limite da comunidade. A comunidade pede paz — diz a testemunha.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin