Índia: guerrilheiros exercitam ataques antiaéreos
Segundo agências de notícias e blogs internacionalistas, como parte das operações contrainsurgentes no distrito de Bastar, localizado no estado de Chhattisgarh, as forças armadas indianas se preparam para realizar ataques aéreos contra os naxalitas (como são conhecidos os maoístas na Índia).
Em 13 de outubro, três helicópteros da IAF (Forças Aéreas Indianas) realizaram exercícios de ataques aéreos em Bijapur, área onde vivem populações tribais e onde o Partido Comunista da Índia (Maoísta) desenvolve ampla atividade.
Como resposta à ‘Guerra Contra o Povo’, desatada pelo Estado reacionário indiano, os combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo PCI (Maoísta), têm realizado treinamentos de ataques antiaéreos. Vídeos veiculados recentemente na internet mostram treinamentos de guerrilheiros na selva. Contando com um simulacro de helicóptero, erguido com cabos sobre as árvores, os combatentes recebem instruções e exercitam posições de combate com seus fuzis.
Velho Estado teme “ameaça naxalita”
Preocupado com a “ameaça naxalita”, o Ministério do Interior indiano convocou uma reunião de chefes de governos de sete estados que será realizada no dia 3 de novembro, em Nova Delhi, para debater medidas de combate aos revolucionários maoístas, que, segundo informações do próprio Ministério, já controlam dezenas de distritos em todo o país. Secretários de Estado e comandantes das forças policiais também estarão presentes. Além disso, pela primeira vez, magistrados e comissários distritais da polícia também participarão de uma reunião desse caráter.