Luta pela terra

A- A A+

RS: pescadores ocupam latifúndio

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia
Cerca de 200 pescadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no dia 18/10, ocuparam a Fazenda Santana, no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Essa foi a terceira ocupação do latifúndio, que tem cerca de sete mil hectares e está em processo de negociação com os proprietários. Os pescadores reivindicam que o Incra desaproprie a terra para fins da “reforma agrária”.

MG: latifúndio ameaça camponeses

Com informações do MST

Na madrugada de 18 de outubro, cerca de 120 famílias ocuparam a Fazenda Santa Rita, em Uberlândia, Minas Gerais, que pertence a Silvio da Cunha Vasconcelos, latifundiário com terras em diferentes regiões do país. Conforme comunicado do sítio do MST, capangas  armados buscavam intimidar os camponeses, rondando o local acompanhado de cães, disparando para o alto e cortando a luz e água da fazenda. Como forma de demonstrar a “produtividade” da fazenda — que até então se encontrava abandonada, sem lavoura ou pastagem —, os capangas do latifundiário colocaram mais de 200 cabeças de gado em meio ao acampamento.


TO: camponeses têm a casa incendiada

Com informações da CPT

No município de Palmeirante, em Tocantins, no dia 15 de outubro, um casal de idosos camponeses teve a sua casa incendiada, perdendo todos os seus pertences.

Antônio Dias dos Santos, de 75 anos, e Maria Carmosina Pereira, de 80, junto com outras 23 famílias, vivem e trabalham na comunidade Boa Esperança, composta, em sua maioria, por posseiros que estão na área há mais de 30 anos. Os camponeses vêm sofrendo há décadas com a violência praticada por latifundiários e seus pistoleiros, como incêndios de casas, destruição de roças, tiroteio e violência física e psicológica contra os posseiros. Este foi o quarto ataque sofrido pela comunidade.

Segundo informações da Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra, a área em questão é terra da União, mas foi grilada por Getúlio Felix da Luz e titulada indevidamente pelo Instituto de Terras do Tocantins (Intertins).

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja