PEC 215/2000: um ataque contra os povos indígenas

A- A A+
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Nas edições anteriores do AND, divulgamos as denúncias dos povos indígenas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que é um incremento das políticas antipovo do velho Estado para atacar e impedir a demarcação dos Territórios Indígenas. A recente aprovação da proposta na comissão especial da câmara provocou nova onda de manifestações em todo o Brasil por parte dos povos indígenas.

Em Palmas (TO), na noite do dia 29/10, cerca de 200 indígenas ocuparam a Arena Verde — palco dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas — e interromperam as competições, manifestando-se, com cartazes e palavras de ordem, contra o genocídio indígena, a expropriação das terras ancestrais e a aprovação da PEC 215.

Na região metropolitana de Curitiba (PR), os povos indígenas Kaingang e Guarani-Mbyábloquearam, em 03/11, um trecho da BR-277, na altura de São José dos Pinhais, em protesto contra PEC 215, pelo fim do genocídio indígena e pela demarcação das terras tradicionais na região Sul do país.

No dia 04/11, em Brasília (DF), cerca de 20 índios Kayapós do Sul do Pará e Mato Grosso protestaram em frente à entrada principal da Câmara dos Deputados contra a aprovação da PEC. No mesmo dia, em Canarana (MT), indígenas do Parque Indígena do Xingu (PIX) também protestaram. Em Rio Branco (AC), indígenas de 16 diferentes povos ocuparam as ruas da capital do estado, terminando o ato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Em 05/11, em Manaus (AM), cerca de 200 indígenas realizaram manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em Brasília, no dia 09/11, cerca de 200 indígenas bloquearam trecho da BR-40 protestando contra a aprovação da PEC e exigindo a demarcação de suas terras ancestrais, que estão paralisadas na gerência oportunista de Dilma/PT/pecedobê/PMDB.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja