Notas de protesto pelo Brasil

A- A A+

MA: população incendeia delegacia e destrói Câmara

http://www.anovademocracia.com.br/161/06.jpg
Delegacia da Polícia Civil incendiada pela fúria popular

No último dia 31 de outubro, moradores do município de Igarapé do Meio, no interior do Maranhão, destruíram a Câmara Municipal e incendiaram a delegacia da Polícia Civil durante protesto contra uma reintegração de posse.

Devido ao conflito agrário, na manhã deste dia, os manifestantes bloquearam a rodovia BR-222 com pneus e galhos de árvores em chamas criticando a ordem da “justiça” para reintegração do terreno de 80 hectares, que foi dada um dia antes, 30/10.

Quando a PM foi comunicar a decisão da ação de reintegração, algumas prisões foram realizadas, o que gerou intensa revolta na população. Os agentes de repressão do 7º Batalhão da PM agiram com truculência e foram rechaçados por populares, que lançaram pedras e outros objetos contra os soldados.


SP: estudantes ocupam escolas

Em 10 de novembro, os estudantes da Escola Estadual Fernão Dias, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, ocuparam a escola no início da manhã e enfrentaram com determinação as provocações da Polícia Militar reacionária. Até o fechamento desta edição de AND, no início da tarde de 12 de novembro, a ocupação continuava sob ameaça de reintegração de posse determinada . O motivo do protesto estudantil é a luta, como denunciamos na última edição, “contra a chamada ‘reestruturação’ do ensino público promovida pela gerência estadual de Geraldo Alckmin (PSDB) — em comum acordo com a política anti-educação da ‘Pátria Educadora’ de Dilma Rousseff (PT) — que prevê o fechamento de centenas de escolas, demissões de funcionários e professores e superlotação de salas de aula”. Alguns estudantes foram presos e houve tumultos entre os manifestantes e os soldados da PM. Também na Escola Estadual Diadema, jovens ocuparam as dependências em protesto contra a fajuta “reorganização” do ensino.

Em vídeo postado no Facebook no dia 11/11, o AND mostrou, além da ocupação da E.E. Fernão Dias, o momento em que os jovens rechaçaram a presença do monopólio da imprensa burguesa, que, como de costume, mentiu e distorceu as informações no intuito de desinformar a opinião pública.

A gente é contra a reorganização, estudamos em escola pública a vida inteira e sabemos o quanto é difícil. Com a reorganização das escolas muita gente vai ser prejudicada. Isso é um absurdo, é um soco na classe mais baixa — disse uma estudante.

Em 12/11, as escolas Salvador Allende Gossens (em José Bonifácio, Zona Leste de SP), Vladimiro Silveira (em Santo André), Profª Heloísa de Assumpção (em Osasco) e outras também foram ocupadas.

AND continuará divulgando informações em sua fan page no Facebook.


SP: famílias resistem à desocupação

Centenas de famílias sem-teto que ocupavam um terreno na Rua Santa Etelvina, em Jardim Santa Terezinha, extremo da Zona Leste de São Paulo, resistiram à ação de reintegração levada a cabo pela Polícia Militar fascista na manhã do dia 11 de novembro. Barricadas foram erguidas nas proximidades do terreno e os manifestantes incendiaram pneus e colchões para impedir o avanço dos policiais. A ordem de  desocupação do terreno foi determinada pelo juiz Daniel Fabretti, da 5ª Vara Cível do Foro Regional VII – Itaquera.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja