Farsa eleitoral na Argentina

A- A A+
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

O funcionário dos monopólios internacionais Mauricio Macri alçou-se à condição de novo gerente da Argentina em farsa eleitoral levada a cabo naquele país no dia 22 de novembro (segundo turno).

Vejam aqui mais um exemplo de como se dá a farsa eleitoral nos marcos da velha democracia: o cenário político-eleitoreiro levou à “polarização” entre Macri, peronista renegado, e Daniel Scioli, peronista; “opôs” o liberalismo econômico mais assumidamente vende-pátria ao oportunismo de retórica — e apenas retórica — “anti-imperialista”, mostrando mais uma vez que nada de bom para o povo pode sair do cretinismo sufragista semicolonial.

Como sempre acontece quando o candidato mais claramente, ou mais assumidamente, afinado com a agenda do imperialismo vence uma eleição da América Latina, as forças mais reacionárias do continente exultam. Assim, com a vitória de Macri na Argentina, já era esperada a redação de todos os órgãos do monopólio da imprensa no Brasil, que estão sempre prontos para reforçar o mito do “bolivarianismo” — porque só com muita confusão e mistificação é possível dar sobrevida às farsas eleitorais.

Na Argentina, o jornal La Nación, destacado órgão da grande burguesia local, comemorou a vitória de Macri contra o candidato de Cristina Kirchner publicando um editorial afobado no qual fez a apologia de Estado, agora livre da suposta “esquerda”, parar os processos contra os gorilas do gerenciamento militar naquele país (1966 a 1973).

Corajosamente, os próprios trabalhadores do jornal, gráficos e jornalistas, repudiaram publicamente e coletivamente o editorial, dizendo que a posição do jornal não refletia a posição da redação. Quem sabe não veremos em breve os mesmos trabalhadores repudiando toda a linha editorial antipovo e vende-pátria do La Nación.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja