México: justiça para os 43 de Ayotzinapa!

A- A A+

Os pais dos 43 estudantes da Escola Rural Normal de Ayotzinapa que estão desaparecidos já há mais de um ano iniciaram, em 27 de novembro, um acampamento com duração indefinida bem na frente da casa do “presidente” do país, Enrique Peña Nieto, na Cidade do México, para exigir informações sobre o paradeiro dos seus filhos. E para exigir justiça.

http://anovademocracia.com.br/163/23a.jpg
Campanha pelos 43 ganhou repercussão internacional

Centenas de populares solidários àquela luta acompanharam os pais dos jovens em uma marcha que partiu do monumento do Ángel de la Independencia e percorreu o Paseo de la Reforma, antes de chegar à residência presidencial.

Peña Nieto, por seu turno, mobilizou um forte aparato repressivo para “acompanhar” a manifestação dos pais dos 43 de Ayotzinapa, inclusive com a presença de dezenas de policiais da tropa de choque.

No último 26 de novembro se completaram 14 meses do ataque policial a estudantes que estavam em ônibus a caminho de Iguala, cidade vizinha a Ayotzinapa, no estado mexicano de Guerrero. Quem ordenou o ataque foi o prefeito de Iguala, José Luis Abarca, visando evitar que os estudantes se reunissem em um protesto e causassem problemas ao evento eleitoral de sua esposa, María de los Ángeles Pineda Villa (candidata à sucessão), no centro da cidade. Seis pessoas morreram no ataque, entre elas três estudantes. Alguns jovens foram parar no hospital e 43 foram sequestrados. Segundo as suspeitas iniciais, eles foram entregues ao cartel de drogas ‘Guerreros Unidos’ — do qual a “primeira-dama” de Iguala é tesoureira. Os traficantes teriam assassinado todos eles.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza