Lutas de libertação nacional

A- A A+

Iraque: segue a guerra de agressão

No último 19 de janeiro, a ONU divulgou um relatório mostrando que de janeiro de 2014 a outubro de 2015, morreram no Iraque 19 mil pessoas vítimas da violência descarrilada, além de outros 40 mil feridos e mais de três milhões se vendo obrigados a abandonarem suas casas com a barbárie em seu encalço, e em nome da sobrevivência.

O ponto de partida do levantamento coincide com a época em que o Estado Islâmico começou a conquistar territórios no Iraque.

A ONU descreve esse cenário como “um nível impressionante de violência”. Não se trata, porém, de um nível inesperado de violência, tendo em vista que a situação política no Iraque, antes da invasão do USA um país soberano e estável — ainda que sob o governo reacionário de Saddan Hussein —, só faz se agravar. Os números dos mortos, feridos e deslocados ora recuam em determinado período, ora recrudescem de forma explosiva, como agora, mas apontando sempre para o aprofundamento das contradições internas do país. O Estado Islâmico é um rebento macabro deste cenário de um país totalmente dilacerado pelo imperialismo.

O jornal ianque The New York Times contou a história de Abdul Hameed, iraquiano morador da cidade de Ramadi, que estava dominada pelo Estado Islâmico e recentemente foi retomada pelo exército iraquiano, com apoio do exército do USA. Após a derrota do Estado Islâmico, a população de Ramadi foi dividida: mulheres e crianças foram levados para um acampamento; os homens, para outro, para serem interrogados.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja