América Latina

A- A A+

México: caravanas pelos 43 de Ayotzinapa

Convencidas de que seus filhos foram assassinados pelo Estado mexicano, as famílias dos 43 estudantes da cidade de Ayotzinapa, no estado de Guerrero, organizaram duas caravanas que cruzaram o México na segunda metade de janeiro para exigir a verdade sobre o paradeiro dos jovens.

O gerenciamento antipovo mexicano atribui o desaparecimento dos 43 estudantes a uma ação de cartéis de drogas, mas há numerosos indícios da participação do exército reacionário do país no sequestro. A escola na qual estudavam os desaparecidos é conhecida em Guerrero pela combatividade do seu corpo discente, com largo histórico de enfrentamento com os poderes locais e luta contra a opressão do Estado à população. O caso gera cada vez mais revolta no México, e já foi o estopim de várias ações radicalizadas contra o Estado, como o cerco popular a um quartel.

Uma das caravanas partiu do estado de Chiapas, no sul do país, e a outra partiu do estado de Chihuahua, no norte. Antes de se encontrarem no centro do território do México, no dia 28 de janeiro, tiveram encontros com organizações do povo para receber solidariedade à sua causa e dar amplificação à luta junto às massas.


Haiti: maiores protestos das últimas décadas

http://anovademocracia.com.br/165/20-haiti.jpg

O povo haitiano está honrando sua origem forjada na luta contra o opressor estrangeiro ao levar a cabo uma massiva e violenta revolta que teve como estopim o rechaço a mais uma tentativa dos lacaios do imperialismo de se legitimarem pela farsa eleitoral. A rebelião vem se desdobrando em mais ódio de classe ao invasor ianque, à Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) e à cumplicidade de gerenciamentos de países latino-americanos com a dominação do país, essa infâmia na qual o velho Estado brasileiro participa como sabujo e ponta de lança.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja