90 anos de José Maria Galhasi de Oliveira - Veterano combatente e pioneiro do AND

A- A A+

No último dia 14 de fevereiro o bravo companheiro José Maria completou 90 anos de seu nascimento.  O AND, com muita alegria e satisfação, registra a efeméride não só por sua longevidade, mas por ela ser prenhe de lutas em defesa dos interesses do povo brasileiro e do proletariado internacional.


Zé e sua companheira Beatriz em manifestação da Juventude Combatente, RJ

Nascido em 1926, entre as duas grandes guerras mundiais, José Maria foi testemunha e personagem dos principais embates da luta de classes em nosso país. Em sua juventude, já como aluno do Colégio Pedro II, ingressou no Partido Comunista do Brasil (P.C.B.). Na fração liderada por Mário Alves (PCBR), participou da luta em defesa do partido e contra os revisionistas. Integrou a resistência armada ao regime militar fascista, atuando em sua linha de frente e prosseguiu seu combate na prisão.

Nos cárceres do regime fascista, José Maria foi vítima das mais cruéis torturas, inclusive, de assistir sua esposa e sua filha serem torturadas na sua presença. Sua conduta firme em não passar nenhuma informação ao inimigo foi exemplar para muitos combatentes de sua época, como segue sendo aos combatentes de hoje.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Prosseguiu lutando contra todo tipo de revisionismo, reformismo e oportunismo e pelo restabelecimento do Partido Comunista em nosso país como verdadeiro partido revolucionário do proletariado.

José Maria é um dos fundadores do jornal A Nova Democracia, tendo prestado inestimável contribuição ao AND, principalmente na fase de sua implantação, graças a sua vasta rede de amizades e de ligações políticas construída em décadas de lutas, o que também contribui muito para a produção de artigos e reportagens no campo democrático-revolucionário em nosso país.

O AND sente-se profundamente honrado em poder registrar em suas páginas as congratulações de sua direção, redação e comitês de apoio pela passagem de tão significativa data ao mesmo tempo em que deseja vida longa ao José Maria.

Saudações de Nova Democracia, companheiro!

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja