Agitação e propaganda para as massas

A- A A+
Pin It

Gostaríamos de compartilhar com os leitores e leitoras de AND e demais companheiros(as) apoiadores(as) as experiências de brigadas de vendas de jornais que têm sido muito bem sucedidas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

As brigadas do jornal no RJ, tanto de vendas das edições novas como de distribuição de edições antigas com pedido de contribuição (“pedágios”) em locais centrais da cidade, têm sido colocadas como tarefa principal para o comitê do Rio de Janeiro e recomendamos aos demais comitês do jornal que se lancem nesta tarefa.

Em grupos de 2 ou 3 companheiros, adentramos nos trens da Central do Brasil — pegamos geralmente os ramais mais extensos, que nos permite maior tempo de contato com os trabalhadores e estudantes que utilizam diariamente este meio de transporte. Assim que as portas do vagão fecham, um dos brigadistas inicia o discurso de agitação com os principais assuntos abordados no jornal, enquanto os demais entregam os exemplares aos passageiros, que têm a oportunidade não só de ouvir, mas de folhear o AND. Ao final do discurso, os brigadistas recolhem o dinheiro das vendas, os exemplares não vendidos e seguem para o próximo vagão. Não são raras as vezes que os leitores doam valores maiores que o preço de capa do jornal ou deixam o troco como contribuição. Nos enche de ânimo ver que muitos compreendem a importância do jornal e percebem o quanto ele é diferente dos outros jornais do monopólio.

Não faltam também elogios ao trabalho de divulgação do jornal e, por vezes, acalorados debates que mostram bem a vontade de nosso povo de discutir a realidade e lutar. Em nossa última brigada conversamos com uma senhora idosa, funcionária pública aposentada que não havia recebido o salário e estava a caminho do hospital. Após comprar um exemplar de AND, ela nos relatou: “Se eu pudesse estaria aí com vocês, eu me levantava e me juntava com vocês, temos que fazer alguma coisa. Não dá pra continuar esta situação do povo morrendo nas filas dos hospitais e eles lá em cima tendo tudo do bom e do melhor”.

 E é nesse contato com o povo no caminho do trabalho, do estudo e das tarefas cotidianas que percebemos a crescente indignação contra todo esse sistema de opressão e exploração, contra o oportunismo e a podridão do velho Estado. A receptividade ao AND é quase que imediata após a agitação.

Também falamos da proposta do jornal, da importância da imprensa popular e democrática, do fato de não aceitarmos dinheiro de latifundiários e monopólios, de não sermos ligados a nenhum partido eleitoreiro e da importância do povo contribuir com a sua imprensa. O ânimo é geral quando denunciamos a farsa eleitoral, falamos da luta camponesa e da necessidade de uma Grande Revolução no Brasil.

Nas brigadas ao longo das últimas cinco edições do AND, vendemos quase 500 jornais nos trens e nas ruas para o povo, que vai se acostumando, após vários anos de interrupção, a ver os brigadistas da imprensa popular reocuparem as praças com a agitação e propaganda para as massas.

Por isso, mais uma vez, reforçamos a convocação da direção do jornal: Crie um comitê em sua escola, fábrica ou outro local de trabalho, no campo e cidade! Seja um propagandista do AND! Apoie a imprensa democrática e popular!

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja