Chile: Fotógrafo é preso por denunciar violência contra Mapuches

Felipe Durán é um fotógrafo nascido na comuna de Cañete, cidade situada na província de Arauco, região de Bío-Bío, sul do Chile. Nos últimos anos, Felipe tem retratado a luta do povo Mapuche: marchas, retomadas de terras, resistência à repressão do velho Estado, organização de eventos, cerimônias, e fotografou como poucos os verdadeiros impactos dos conflitos na região.

http://www.anovademocracia.com.br/169/22.jpg
Momento da prisão de Felipe Durán por carabineros

Felipe foi detido em companhia de um comunero chamado Cristian Levinao, que se encontrava na clandestinidade depois de ter sido julgado com base na lei “antiterrorismo”, que criminaliza diretamente os Mapuches que estão retomando terras ancestrais das mãos dos latifundiários, principalmente da região de Araucanía. A polícia alega ter encontrado armas e explosivos em posse deles. Fato que sabemos, consta de uma série de “montagens” — flagrantes forjados pelos carabineiros para criminalizar os que lutam pela autonomia dos movimentos Mapuches no sul do Chile.

Felipe segue em prisão preventiva no Centro de Cumprimento Penitenciário da cidade de Temuco. No dia 23 de abril foi realizada uma marcha plurinacional da Rede de Defesa pelas Águas e Territórios, coordenada por diversas comunidades Mapuches e não-Mapuches, que, dentre outras ações, realizou um ato na porta do presídio onde Felipe e outros presos se encontram. Mais informações sobre a prisão de Felipe e a luta do povo Mapuche podem ser encontradas no portal MapuExpress que, durante o ato, reproduziu transmissões em cadeia de rádios livres realizadas pela comissão de cobertura da marcha e diversos meios independentes.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro