Afeganistão: agente ianque aniquilado
A resistência nacional segue impondo derrotas às forças de ocupação ianque e seus títeres. Apesar de seu intento de “nativizar” suas guerras imperialistas de agressão atuando, neste caso, por meio do exército “afegão”, a resistência nacional naquele país tem imposto problemas ao imperialismo ianque.
Resistência vem impondo severas derrotas e baixas contra os invasores do USA
Em 23 de agosto, um agente ianque que atuava para “treinar, aconselhar e apoiar” o exército títere no Afeganistão, foi aniquilado após a detonação de um explosivo improvisado na província de Helmand. A região tem sido marcada pelas ações do Talibã contra as forças ianques.
As “autoridades” do imperialismo ianque, reticentes em se curvar à pública derrota e desmoralização internacional quanto à sua invasão ao Afeganistão, pouco falaram sobre o assunto, escondendo mais informações.
Horas antes de mais essa derrota ianque, havia sido noticiado que o USA enviara 100 soldados para reforçar suas posições em Lashkar Gah (capital da província Helmand). Estes se somam aos mais de 8.730 soldados ianques atolados no país e constantemente fustigados pela resistência nacional.
Intensificam as ações e as contradições
Uma série de ações da resistência nacional se registrou, o que faz desenvolver a contradição principal ali, entre o imperialismo agressor e a nação dominada, e agrava todas as demais.
Para se ter um parâmetro, em 21 de agosto foi divulgado um relatório local que afirmou: somente nas últimas 24 horas, mais de 13 soldados do exército títere afegão foram aniquilados pela resistência.
Das várias ações, cabe destacar a que teve lugar em 22 de agosto, quando forças talibãs emboscaram e atacaram com explosivos um comboio militar da OTAN/USA na área Qala-e-Nasro, em Bagram (província de Parwan). Apesar do exitoso ataque, os agentes escaparam. Nesta região também estão se dando importantes ações da resistência nacional que têm imposto complicações aos planos imperialistas no Afeganistão.
Uma luta dura entre Talibã e o governo lacaio do Afeganistão também está se dando pelo controle de Khanabad, província de Konduz, com tomadas e retomadas durante toda a segunda quinzena de agosto. Jornalistas relataram que soldados do exército títere afegão lutaram por dias sem comida contra forças talibãs pelo controle da província.
Nesse mesmo contexto e ocasião, em 24 de agosto, três altos funcionários capitulacionistas resolveram visitar a província de Konduz após a retomada pelo exército e ali foram emboscados por talibãs. Por pouco, escaparam com vida voltando à capital da província.