Notas Internacionais

A- A A+
Pin It

Maior greve geral da história

Mais de 180 milhões de trabalhadores saíram às ruas em toda a Índia numa importante greve geral de dois dias neste início de setembro, em protesto contra as medidas econômicas do primeiro-ministro Narenda Modi e do gerenciamento de turno central que, além das medidas, não acataram as exigências salariais dos trabalhadores. Essa, que foi a maior greve geral do mundo, é expressão do acúmulo da luta de classes no país e cuja sua forma superior é a guerra popular ali dirigida pelo PCI (Maoísta).


USA: toque de recolher contra a juventude

Na última edição de AND noticiamos o desenvolvimento da vigorosa luta das massas proletárias e empobrecidas (principalmente negras) no USA contra o genocídio e a guerra imposta pelo Estado ianque. Relatamos particularmente a rebelião que se desdobrou na cidade de Milwaukee durante todo um final de semana, contra o assassinato de um jovem negro em 13 de agosto. Na ocasião, publicamos que “dois dias consecutivos de pura rebelião se deram a conhecer, com a massa descarregando todo seu ódio de classe, destruindo símbolos do Estado genocida ianque, seus prédios públicos e grandes lojas, incendiando carros, bancos e postos de gasolina, e enfrentando a polícia sanguinária ianque. Sete agentes da polícia ficaram feridos e quatro deles foram hospitalizados após serem atingidos por pedras jogadas contra viaturas durante a rebelião. O podre Estado ianque mobilizou e colocou em alerta a guarda nacional para intervir e reprimir a massiva juventude proletária.” Estes episódios se deram nos dias 13, 14 e 15 de agosto.

O Estado genocida ianque e sua permanente política de agressão as massas – dentro e fora do território –, além de mover a guerra contrarrevolucionária contra o proletariado no USA mediante o genocídio, ainda impôs, em 15 de agosto, um toque de recolher para adolescentes e jovens na cidade de Milwaukee a partir das 22 horas. E segundo o prefeito da cidade, ainda podem ser aplicadas “medidas mais duras”, pois “há muitos jovens nos protestos”.


Negociações imperialistas

Prestes a abrir as cortinas do G20 (“Grupo dos 20”, fórum para os imperialistas, em conluio e pugna, disputar as semicolônias e a hegemonia mundial), Obama e Putin, chefes das duas superpotências imperialistas da atualidade (USA e Rússia, o cachorro gordo e o cachorro magro, respectivamente), declararam ter tido uma “conversa produtiva” sobre um cessar das hostilidades na Síria.

Conforme pronunciado tantas vezes nas análises internacionais produzidas ou reproduzidas pelo AND, “a Rússia está jogando para perder menos”. Isso implica que, dada a debilidade econômica da Rússia, que a impede de sustentar suas posições numa disputa militar de longa duração, ela vende constantemente os territórios sob sua influência em parcelas por garantia de momentânea seguridade com os ianques. Sua garantia estratégica é seu poderio bélico-atômico que, no entanto, o USA busca neutralizar construindo seus “escudos antimísseis” por toda a Europa.

Dessas e das subsequentes “negociações” imperialistas, só pode-se esperar, ao seu desfecho, mais guerras de rapina, de partilha e repartilha das semicolônias e, a longo prazo, a própria guerra imperialista mundial – que só pode ser conjurada com a Revolução Proletária Mundial e varrimento do imperialismo da face da Terra.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja