No dia 07 de novembro, os moradores do Horto, comunidade localizada nos arredores do bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, enfrentaram um dia de violenta repressão com mais uma reintegração de posse promovida pela PM.
PM ataca moradores com bombas de gás
Por volta das 5h da manhã daquele dia, os moradores tiveram a informação de que a polícia iria iniciar a remoção na área. Um verdadeiro aparato de guerra foi montado contra os moradores — em sua maioria senhoras e idosos — que, no intuito de resistir e defender suas moradias, colocaram cadeiras e móveis na entrada da comunidade para impedir o avanço do aparato de repressão do velho Estado.
Após toda uma manhã de tensão e prontidão dos moradores, às 12h, a Tropa de Choque da PM iniciou as criminosas agressões. Sem nenhum aviso prévio, invadiram a área da comunidade passando por cima de todos que tentavam resistir. Com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e cassetetes, invadiram inclusive casas. Idosos passaram mal e tiveram que ser hospitalizados, pessoas foram alvejadas por balas de borracha, vários desmaiaram pela inalação de gases e spray de pimenta.
Assim, de forma brutal e covarde, com o aval do judiciário, os policiais removeram uma família de três pessoas, um casal e o filho. Essa é a política excludente do velho Estado.