Internacional

A- A A+

USA: Protestos contra o arquirreacionário Trump

http://anovademocracia.com.br/181/21a.jpg
Milhares de pessoas participam de protesto contra Trump na Union Square em Nova Iorque

Massivas manifestações foram realizadas por três dias consecutivos em rechaço ao arquirreacionário Donald Trump, novo cabeça da superpotência hegemônica única, o imperialismo ianque. Os protestos ocorreram em dezenas de cidades, entre as quais se destacam Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, Miami e Portland, onde milhares de manifestantes repudiaram o discurso nacional-chauvinista e a permanente propaganda do Estado ianque a favor da guerra imperialista,  revestida agora, através de Trump, com o demagógico discurso anti-imigrantes.

Recentemente ganhou amplo rechaço o anúncio dos quadros de seu futuro governo por ali se encontrar calejadas figuras da ala mais raivosa do Partido Único. Para ser seu principal conselheiro, Trump chamou Steve Bannon, amplamente conhecido por sua simpatia e ligação com a Ku Klux Klan; para o Departamento de justiça, foi chamado Jeff Sessions, senador conhecido pelos polêmicos discursos chauvinistas; e, para chefe da segurança nacional, ninguém menos que o facínora general do sanguinário exército ianque Michael Flynn, conhecido por tentar fundamentar como “racional” o ódio aos muçulmanos.

Ante tamanha repugnância, milhares marcharam pelas avenidas e ruas criticando o discurso e todas as propostas apresentadas por Trump, em 12 de novembro, nas cidades de Nova Iorque, Chicago e Los Angeles. Particularmente nesta última, um protesto contou com a presença de 8 mil imigrantes.

Pequena e sensível demonstração do futuro instável que espera este novo governo genocida ianque plasmou-se já em Portland, no Oregon. Lá, uma manifestação combativa realizou-se com milhares de pessoas. Confrontos ocorreram entre os jovens e a fascista tropa de choque da polícia ianque com paus, pedras e demais objetos. Ao término, um manifestante foi baleado na ponte Morrison, no início da madrugada. Segundo a polícia, um homem teria saído de um carro, discutido com os manifestantes e baleado o jovem, que não corre risco de morte.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira