RJ: Revolta popular contra o pacote antipovo de Pezão

A- A A+

Durante a segunda quinzena de novembro, a reportagem de AND acompanhou de perto a mobilização dos servidores públicos do Rio de Janeiro contra o pacote de medidas de austeridade apresentado pela gerência Luiz Fernando Pezão/PMDB, o chamado “pacote de maldades”. Nesse período, manifestações massivas foram realizadas no Centro da capital e, em todas elas, o clima de indignação e revolta foi grande contra a tentativa dos deputados de votar um pacote que vai atacar de forma aguda o funcionalismo do estado, como, por exemplo, acabar com a obrigação do pagamento em dia de salários e benefícios, ameaças de demissão e aumento da contribuição previdenciária.

http://anovademocracia.com.br/181/14a.jpg

Neste 16 de novembro, dia em que o pacote começou a ser discutido, uma multidão cercou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) durante um dos protestos de maior repercussão do mês. Temendo a pressão popular, o “governo” estadual convocou a Força Nacional para proteger o antro de inimigos do povo que é a Alerj e a cercou com várias grades e uma enorme quantidade de policiais militares. Porém, todo o aparato repressivo não intimidou os manifestantes e diversos confrontos ocorreram durante o dia.

http://anovademocracia.com.br/181/14b.jpg

Servidores da educação, da saúde, da cultura e até mesmo da “segurança pública” tentaram derrubar as grades e enfrentaram a tropa de choque da PM. Muitas bombas de “efeito moral”, balas de borracha e jatos de spray de pimenta foram lançados contra os manifestantes, que responderam com pedras, garrafas e jogaram as bombas de volta. A situação ficou confusa quando alguns policiais que participavam do ato tentaram impedir outros manifestantes de enfrentar a repressão e, no meio da manifestação, dois soldados da tropa de choque descumpriram ordens do comando e abandonaram seus postos. Após os tumultos, o clima ficou tenso durante todo o dia.

http://anovademocracia.com.br/181/14c.jpg

Em 22 e 25 de novembro, novas manifestações ocorreram, a primeira em frente à Alerj e a segunda com concentração na Candelária como parte da mobilização nacional contra as medidas antipovo de Michel Temer/PMDB. Em ambos os protestos nossa equipe também esteve presente e conversou com os manifestantes.

— Nós não aceitamos nenhuma medida desse pacote de maldades. Se até o fim do mês obtivermos resposta negativa, lutaremos por uma greve geral no estado. A prisão do ex-governador Sérgio Cabral [em 17 de novembro] animou muita gente a vir para os protestos. Estamos diante de uma situação crítica em que o povo corre o risco de perder direitos que conquistou a duras penas ao longo do tempo. Minha tia trabalha na saúde em São João de Meriti e está há meses sem receber, passando necessidades. O que esse governo está fazendo com os servidores é algo criminoso, não tem perdão — afirmou o professor Caio Moraes.

http://anovademocracia.com.br/181/14d.jpg

Até a conclusão desta matéria, os deputados haviam analisado 10 das 22 propostas referentes ao pacote. As alterações serão discutidas pelos parlamentares (que apresentaram ao todo 589 emendas que podem propor alterações nos textos) e a previsão é que os projetos sejam votados neste mês de dezembro, após análise das emendas pelo colégio dos líderes partidários. Muita luta e muitas manifestações virão para impedir esse ataque covarde contra a população fluminense.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja