Luta dos Povos Indígenas

A- A A+

BA: Pataxó sob risco de despejo

Com informações do Cimi

Cerca de 500 famílias Pataxós que vivem nas seis aldeias que compõem a Terra Indígena (TI) Coroa Vermelha, entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro (BA), estão sob o risco iminente de serem despejados.

http://anovademocracia.com.br/181/10a.jpg
Indígenas protestam contra reintegrações de posse no Sul da Bahia

No dia 25/10, o juiz Ávio Mozar de Novaes, da 12ª Vara Federal de Eunápolis, expediu um mandado de reintegração de posse favorável a empresa do setor imobiliário Goes Cohabita, exigindo a retirada dos indígenas, com o uso de força policial se encontrasse resistência, além de estabelecer uma multa diária de R$ 10 mil sobre a Funai, caso a decisão não seja cumprida, dinheiro  a ser  revertido para a empresa.

As aldeias Morapé 1 e 2, Nova Coroa, Tapororoca, Txica Mayruá e Novos, constituem a TI Coroa Vermelha e abrangem uma área de 3 mil hectares, contando com uma população de 1.546 indígenas – segundo o próprio censo dos Pataxó –, que vêm sofrendo com uma ofensiva do mercado imobiliário, responsável pela invasão e grilagem de terras indígenas, com o objetivo de construir grandes empreendimentos turísticos, por ser uma região litorânea.


MS: Indígenas ocupam a Funai

Com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

Entre os dias 10 a 21 de novembro, os Terena ocuparam a Coordenação Regional (CR) da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande (MS), em repúdio a nomeação neste dia do coronel da reserva do Exército e latifundiário Renato Vidal Sant’Anna para a coordenação regional do órgão indigenista. Após pedido de reintegração de posse solicitado pela justiça federal, os indígenas resolveram desocupar o prédio no dia 21.

http://anovademocracia.com.br/181/10b.jpg
Terenas bloqueiam vias contra ataques do velho Estado

No dia 17/11, os Terena bloquearam por horas a Rua Maracaju, no centro da capital do estado, além de um trecho da BR-262, que conecta Campo Grande a Corumbá, na altura da Terra Indígena Taunay/Ipegue, em protesto contra a militarização da Funai.

O coronel substituiu Evair Borges, da etnia Terena, que ocupava o cargo de coordenador desde abril de 2014. Evair Borges foi exonerado sem comunicação prévia, pelo ministro da justiça Alexandre de Moraes.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja