Luta pela terra

A- A A+

MG: Honras à memória de Cleomar Rodrigues

Com informações de resistenciacamponesa.com

http://anovademocracia.com.br/181/09a.jpg
Camponeses marcham em Pedras de Maria da Cruz

No dia 22/10, os camponeses da Área Revolucionária Cleomar Rodrigues, em Pedras de Maria da Cruz (MG), realizaram uma combativa marcha para marcar o repúdio aos dois anos do assassinato, a mando dos latifundiários, do dirigente da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) Cleomar Rodrigues.

A marcha foi marcada pela firmeza e o vigor dos camponeses, que levaram na frente do ato um banner com a foto do grande dirigente camponês e uma faixa com os dizeres: Cleomar Vive! Morte ao Latifúndio!

Ao longo do ato, dirigentes da LCP e do Comitê de Apoio à Luta pela Terra se revezavam ao megafone, onde exigiram a punição para os assassinos e mandantes da covarde execução de Cleomar, bem como frisaram a cumplicidade do velho Estado brasileiro com os crimes praticados por latifundiários, além de conclamarem o povo a apoiar a tomada de terras e a sua distribuição entre os camponeses. A população, admirada pelo combativo ato, demonstrou-se receptiva e saudou os participantes da manifestação.

Ao som de foguetes em honra e glória a Cleomar, ecoaram as palavras de ordem: “É morte, é morte, ao latifundiário, e viva o poder camponês e operário!” e “Companheiro Cleomar! Presente na luta!”.

Além disso, centenas de panfletos foram distribuídos durante o ato, que estampava a seguinte consigna: “Nem esquecimento, nem perdão: punição para os mandantes e assassinos do companheiro Cleomar”.

Por todo o trajeto do ato, que atravessou a cidade, percorrendo algumas ruas até o cemitério, a marcha foi acompanhada por uma guarda de honra, composta pela juventude camponesa, que uniformizada conduzia  as bandeiras vermelhas da LCP e respondia com vigor ao decidido comando.

O ato encerrou-se no cemitério local, onde todos os presentes cantaram altivamente o hino “Conquistar a terra”, seguindo com as canções “O Risco” e “Bella Ciao”. Os familiares do dirigente camponês fizeram questão de comparecer e seu pai carregou com grande emoção uma coroa com rosas vermelhas que foi depositada sobre seu túmulo. Houve grande comoção com pronunciamentos que juraram vingar o sangue derramado de Cleomar Rodrigues, desenvolvendo e avançando a Revolução Agrária e aplicando cada vez mais a consigna: “Contra a crise: tomar todas as terras do latifúndio!”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja