Bloco de Re-Existência inaugura Espaço Cultural

A- A A+
Pin It

No sábado 11/03 ocorreu a inauguração da sede do Bloco de Re-Existência de Camaçari, na Bahia. Situado na comunidade Santa Maria, o espaço visa a promoção de esporte, lazer e cultura em uma região negligenciada da cidade, no qual o único serviço público oferecido aos moradores é o braço armado da repressão do velho Estado.

http://anovademocracia.com.br/186/16a.jpg

O evento deu início à concretização de um antigo desejo do coletivo de ter um espaço para se organizar e estar cada vez mais conectado com as massas. O bairro que hoje abriga a sede não foi escolhido ao acaso, possuindo apenas um código de endereçamento postal (CEP) para todas as ruas, é descrito no site dos Correios como Favela Santa Maria.

Distante do Centro camaçariense, a Santa Maria é esquecida pelos politiqueiros profissionais, sendo lembrada apenas em tempos de farsa eleitoral, porém, passada a época do circo, as promessas feitas são esquecidas e a população continua com seus velhos problemas, sem acesso muitas vezes ao básico para que se tenha uma vida minimamente digna. O acesso a esporte, cultura e lazer, por exemplo, é uma realidade distante para muitos moradores daquela localidade.

Com o local definido, era hora de buscar as condições materiais para a concretização do projeto. Seguindo o princípio de apoiar-se nas próprias forças, inicialmente contando apenas com recursos dos próprios integrantes do Bloco, o espaço foi tomando forma e a solidariedade das massas logo apareceu, em pouco tempo doações de livros para a biblioteca, cadeiras, mesas, computador, estantes, quadros, enfim, uma série de itens essenciais para o funcionamento da sede começaram a chegar. Mais importante ainda foi a disposição de membros da comunidade em participar ativamente do projeto como é o caso, por exemplo, de John Bispo e Flávio, moradores do bairro que desde o início se colocaram à disposição para ensinar capoeira no espaço.

Após três meses de trabalho tentando transformar um simples casebre em um espaço cultural, era chegada a hora de abrir as portas do espaço para a comunidade e o resultado não poderia ser melhor. O evento de inauguração começou com a apresentação da tradicional Associação de Capoeira Engenho, dos mestres Baiano e Grandão. A cada toque do berimbau a comunidade seguia em direção ao espaço que ficou pequeno diante de tanta curiosidade e admiração. As crianças foram contagiadas e acabaram entrando na roda de capoeira, o grupo conduzido ali pelo mestre Picapau, ainda nos trouxe o belíssimo maculelê e o tradicional samba de roda que envolveu toda comunidade.

Ao final da tarde, com o encerramento da roda, onde os mestres disseram importantes palavras de incentivo ao projeto, as pessoas que já ocupavam parte da rua tiveram a oportunidade de também prestigiar a apresentação dos músicos locais Victor Santos e Herbert Araújo tocando clássicos do reggae, da MPB, entre outros, e ainda contar com a participação de Mc Scheffer, que veio da cidade vizinha de Dias D’Ávila, e apresentou músicas autorais, com letras que despertam o pensamento crítico dos jovens da periferia como o rap “Não venda seu valor”, além de contribuir deixando mensagens de resistência nos muros e captando a atenção da juventude presente com a arte em grafite.

Ultrapassando o limite do puro e simples assistencialismo, o projeto visa, sobretudo, servir ao povo, discutindo os problemas da comunidade, entendendo quais são suas dificuldades e, diante da realidade semicolonial que vivemos e dos constantes ataques aos direitos dos trabalhadores, provocar a politização das massas, despertar para a necessidade de romper com essa velha farsa eleitoral, demonstrar que somos capazes de nos apoiar em nossas próprias forças e ajudar a construir o caminho para uma transformação radical de nosso país.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja