Grécia: Greve Geral contra as ‘reformas’

As medidas antipovo e vende-operária do oportunista governo do Syriza enfrentaram dura resistência das massas em Greve Geral de 24 horas, em 17 de maio, na Grécia. A greve foi contra a aprovação dos cortes previdenciários e trabalhistas que estão para ser votados no parlamento.

http://anovademocracia.com.br/189/21b.jpg

A adesão no setor de transportes foi massiva, apesar do desgaste causado nas massas pelas manobras e inconsequência do oportunismo que dirige os sindicatos. Houve ainda marchas que em Atenas, por exemplo, aglutinou cerca de 12 mil pessoas. Ocorreram confrontos com as forças da repressão, expressando o ânimo combativo generalizado das massas.

O aprofundamento da crise

A crise econômica que desaba como chumbo sobre a Grécia, agravada de 2010 para cá, se assenta na submissão desse país ao saque imperialista realizado pelo FMI, Banco Mundial e pela “Troika” (Banco Central Europeu).

A dívida pública da Grécia com estes organismos financeiros internacionais, que são compostas principalmente de capitais ianque e alemão, já ultrapassa 177% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, ou seja, 240 bilhões de euros.

A fuga de capitais para outros países, que já chegou a 1,2 bilhão de euros, e o déficit comercial que atinge 2 bilhões de euros, também golpearam a produtividade (queda de 25%) e aumentaram o desemprego, que alcança 23% da população economicamente ativa. Mais de 300 mil pessoas vivem na miséria.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin