Inglaterra: protesto contra a morte de imigrante

Em 25 de junho, pelo menos seis agentes policiais ficaram feridos e quatro pessoas foram detidas durante manifestação que ocorreu em Londres, capital da Inglaterra, contra o assassinato do jovem português Edir da Costa, de 25 anos, devido ao uso desproporcional de força por parte da polícia. Edir, que morava no país há 21 anos, estava internado desde 15 de junho e faleceu quatro dias antes do protesto por causa dos ferimentos.

Manifestantes enfrentam a
polícia em Londres,25/06
Manifestantes enfrentam a polícia em Londres,25/06 | Foto: Lauren Hurley/PA Images

A manifestação começou em Forest Gate e se alastrou até a região de Stratford. Houve repressão e os manifestantes enfrentaram-na contundentemente chegando a erguer barricadas em chamas.

Segundo relatos publicados pelo monopólio de imprensa, o jovem estava num carro com duas pessoas quando foi abordado pelos policiais, que alegaram que o veículo era suspeito de estar envolvido num roubo.

Ginario da Costa, pai de Edir, afirmou que seu filho teria resistido contra a injusta abordagem porque não tinha envolvimento nenhum com tal crime. Os agentes, então, lançaram gás de pimenta e colocaram o joelho em cima de sua garganta.

Tomaram parte nos protestos, negros e imigrantes que, diariamente, sofrem com as inúmeras mazelas que lhes são impostas pelas “autoridades” desse Estado imperialista.

Edir da Costa
Edir da Costa

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin