Na noite de 21/06, um grupo de cerca de 80 manifestantes invadiu e incendiou o quartel da PM na zona rural de Ariquemes em revolta contra a prisão de três garimpeiros.
Garimpeiros incendeiam quartel da PM, em 21 de Junho
Os trabalhadores do Garimpo Bom Futuro foram acusados pela PM de furto de minério cassiterita. Os policiais detiveram três jovens garimpeiros, que foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes. A prisão dos trabalhadores revoltou os garimpeiros e os moradores da localidade, que em manifestação se dirigiram às dependências do quartel policial.
Os manifestantes invadiram o quartel, destruindo e incendiando a unidade policial. Os policiais buscaram dispersar os manifestantes com o uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta e disparos com balas de borracha, mas os trabalhadores resistiram durante horas, lançando pedras contra as forças de repressão.
Seringueiro é assassinado
Em Costa Marques, na tarde de 07/06, o seringueiro José Pantoja Bezerra, de 59 anos, foi assassinado por Etienne Oliveira Silva, servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Conforme a CPT, o crime ocorreu após um desentendimento entre Etienne Silva e José Bezerra, motivado por um veículo do ICMBio que apareceu com pneu furado próximo ao Rio Cautário. O agente do órgão do velho Estado acusou o seringueiro de ter danificado o pneu do veículo, pelo fato de José Bezerra morar próximo ao rio. Etienne Silva efetuou dois disparos contra José, um no braço e outro entre o queixo e o pescoço, que caiu no rio. O corpo de Etienne foi encontrado apenas no dia seguinte.