RJ: Advogado Marino D’Icarahy é absolvido

 ‘Uma vitória da advocacia e da luta popular’

Na tarde de quinta-feira, dia 6 de julho, o advogado do povo e defensor dos ativistas perseguidos políticos da Copa da Fifa, Dr. Marino D’Icarahy Júnior, foi absolvido em um dos três processos movidos contra ele. O julgamento aconteceu na 29ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

Ato contra a perseguição do Dr. Marino no TJ-RJ, 2016
Ato contra a perseguição do Dr. Marino no TJ-RJ, 2016

O advogado defende desde 2014, com vigor e maestria, 11 dos 23 manifestantes presos políticos na véspera da final da Copa da Fifa, 12 de junho de 2014. Sempre manteve uma postura combativa perante o tribunal no curso das audiências e defesas de habeas corpus, fato que lhe rendeu os processos pelos quais responde judicialmente. O jornal A Nova Democracia vem acompanhando a situação de perseguição contra o advogado desde 2014.

Em entrevista ao AND, Dr. Marino comentou o fato ocorrido no tribunal que motivou o processo do qual foi absolvido:

— Na minha argumentação [no tribunal] eu citei partes de obras jurídicas que falam que o excesso persecutório de maneira exacerbada denota uma personalidade patológica por parte do juiz.

Na ocasião, o advogado comentou também a decisão da absolvição:

— Essa é uma vitória da advocacia popular. Foi uma vitória apertada por dois a um, mas foi um grande avanço para todos nós. Hoje mesmo, um setor conservador do judiciário, já se manifestou contra a decisão, o que evidencia ainda mais essa vitória. Foi um julgamento demorado, no qual o relator fez uma dissertação de uma hora de brilhante defesa do trabalho e do papel dos advogados na defesa dos lutadores  — diz Marino, referindo-se ao relator do processo, o desembargador Paulo de Oliveira Lancellotti Baldez.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro