AL, BA, RJ e PE: Povo incendeia barricadas

Manifestação contra aumento da passagem em Pernambuco
Manifestação contra aumento da passagem em Pernambuco

Uma barricada de galhos e objetos foi incendiada na BR-101 na madrugada de 21/08 por moradores do município de Escada (PE), que protestavam contra o aumento da passagem da empresa de ônibus que atende a região.

Em 23/08, um protesto por moradia bloqueou a Avenida Cruz Cabugá, no Recife, capital pernambucana. Os manifestantes se posicionaram contra a reintegração de posse de um imóvel ocupado há 16 anos na Rua Araripina. Os moradores ergueram e incendiaram uma barricada.

No dia 17/08, os moradores do bairro da Santa Lúcia, em Maceió (AL), incendiaram pneus na Rua Marquês de Tamandaré exigindo a instalação de lombadas e de uma faixa de pedestres para impedir os acidentes que ocorrem frequentemente no local.

Já no dia 24/08, moradores da Estrada do Curralinho, em Salvador (BA), incendiaram uma barricada em protesto depois que a prefeitura retirou os lava a jatos da região com o apoio da PM.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Moradores colocaram fogo em pneus e madeira bloqueando os dois sentidos da RJ-158 no dia 25/08, em Santa Cruz, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). O motivo da manifestação foi a falta de ônibus na região e o sucateamento da frota existente.

Manifestações desse tipo, em que o povo levanta barricadas para bloquear ruas, avenidas e estradas, têm sido cada vez mais vistas nos rincões do Brasil, onde a população, cansada de esperar atitudes das “autoridades” e o seu rol de promessas nunca cumpridas, exige seus direitos bloqueando as vias com objetos em chamas.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro