Manifestação contra aumento da passagem em Pernambuco
Uma barricada de galhos e objetos foi incendiada na BR-101 na madrugada de 21/08 por moradores do município de Escada (PE), que protestavam contra o aumento da passagem da empresa de ônibus que atende a região.
Em 23/08, um protesto por moradia bloqueou a Avenida Cruz Cabugá, no Recife, capital pernambucana. Os manifestantes se posicionaram contra a reintegração de posse de um imóvel ocupado há 16 anos na Rua Araripina. Os moradores ergueram e incendiaram uma barricada.
No dia 17/08, os moradores do bairro da Santa Lúcia, em Maceió (AL), incendiaram pneus na Rua Marquês de Tamandaré exigindo a instalação de lombadas e de uma faixa de pedestres para impedir os acidentes que ocorrem frequentemente no local.
Já no dia 24/08, moradores da Estrada do Curralinho, em Salvador (BA), incendiaram uma barricada em protesto depois que a prefeitura retirou os lava a jatos da região com o apoio da PM.
Moradores colocaram fogo em pneus e madeira bloqueando os dois sentidos da RJ-158 no dia 25/08, em Santa Cruz, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). O motivo da manifestação foi a falta de ônibus na região e o sucateamento da frota existente.
Manifestações desse tipo, em que o povo levanta barricadas para bloquear ruas, avenidas e estradas, têm sido cada vez mais vistas nos rincões do Brasil, onde a população, cansada de esperar atitudes das “autoridades” e o seu rol de promessas nunca cumpridas, exige seus direitos bloqueando as vias com objetos em chamas.