Cerca de 500 famílias do Acampamento Olga Benário foram removidas pelas forças policiais do velho Estado da fazenda Santa Bárbara, de propriedade da União, ocupada desde abril deste ano. O despejo ocorreu no dia 19 de setembro no município de Fortaleza do Tabocão (TO).
Na parte da manhã os trabalhadores haviam realizado uma manifestação contra a reintegração de posse, no qual bloquearam o quilômetro 194 da BR-153 com barricadas de pneus e outros objetos em chamas. O trecho interditado liga os municípios de Fortaleza do Tabocão e Pedro Afonso.
A reintegração de posse foi cumprida pelas Polícias Civil, Militar e Federal e o Corpo de Bombeiros. “A gente não tem lugar nenhum pra ir. Não temos dinheiro para pagar aluguel, nem casa na cidade, estou desempregada”, desabafou uma camponesa em entrevista ao Conexão Tocantins.
O Acampamento já contava com farta plantação de legumes e hortaliças, destruída pelos policiais.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui