MG: Camponeses exigem terras de Cachoeirinha em reunião

A- A A+

Os camponeses do Acampamento Nova Cachoeirinha exigiram a regularização das terras que ocupam desde o dia 3 de agosto em reunião com representantes de órgão dos velho Estado.

Camponeses celebram 100 anos da Revolução Russa
Camponeses celebram 100 anos da Revolução Russa

Na reunião, ocorrida em Belo Horizonte no dia 02/10, na Cidade Administrativa (sede do gerenciamento estadual de Minas Gerais), os trabalhadores exigiram a ação discriminatória das terras, que consiste em verificar se a terra é privada ou pública.

Os camponeses denunciaram os ataques de pistoleiros a serviço da fazenda Vera Cruz,  do pretenso proprietário Manoel Patrício, e a omissão da PM, que se recusou a fazer boletim de ocorrência.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), Neivaldo de Lima Virgílio, segundo panfleto divulgado pela LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, “encarregou seu Adjunto [Alexandre de Lima Chumbinho], que estava na reunião, para tomar todas as providências, em caráter de urgência, para entrar com a ação discriminatória, pegar a terra devoluta de volta para o Estado, e assentar os camponeses. E concordou que nenhuma medida de força seja tomada enquanto não se esgotarem as alternativas jurídicas”.

Em decisão tomada em 29/08, em Brasília (DF), a Ouvidoria Agrária Nacional solicitou a suspensão do mandado de reintegração de posse para a fazenda Vera Cruz, expedido pelo Juízo da Comarca de Verdelândia.

Três anos do assassinato de Cleomar Rodrigues

Na mesma reunião do dia 02/10, os camponeses reivindicaram a imediata desapropriação das fazendas Pedras de São João, Pedras de Maria e São Pedro Agropecuária, situadas no município de Pedras de Maria da Cruz. Na luta por estas terras, o dirigente camponês e coordenador político da LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, Cleomar Rodrigues, foi assassinado pelo latifúndio em 22 de outubro de 2014. Em outubro deste ano se completaram três anos de impunidade deste hediondo crime, do qual mandantes e executores (pistoleiros e policiais) saíram impunes.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait