Cerca de 250 camponeses participaram de manifestação que rechaçou a contrarreforma da previdência de Temer/PMDB e a sua quadrilha, no município de Ji-Paraná (RO), no dia 18 de outubro. No ato, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), os trabalhadores bloquearam por horas o quilômetro 399 da BR-364.
CPT-RO
Acampamento Boa Sorte é atacado por pistoleiros em Rondônia
Os camponeses da Área Revolucionária Canaã, organizada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia e Amazônia Ocidental, também participaram da manifestação, denunciando os ataques aos direitos dos camponeses feitos pelo projeto da “reforma” da previdência.
Os camponeses também denunciaram a concessão de um mandado de reintegração de posse contra a área e a favor de um dos pretensos proprietários das terras ocupadas, o latifundiário Ronaldo Lanes Lima. Em assembleia realizada no dia 30/09, os camponeses anunciaram que não pretendem abandonar as suas terras, moradias e produções e que resistirão a qualquer tentativa de remoção.
A Área Revolucionária Canaã, situada em Ariquemes, faz parte do chamado Complexo do Acampamento Canaã, que é composto por oito lotes e é fonte de disputa entre os próprios latifundiários. Neste local também existem as Áreas Revolucionárias Raio de Sol e Renato Nathan 2. Desde 2003, centenas de famílias ocupam cerca de 3.600 hectares, vivendo, produzindo em suas terras e lutando contra a ofensiva de latifundiários locais e seus bandos paramilitares.
A área camponesa apresenta uma das maiores produtividades de Rondônia, baseando-se na organização dos camponeses pobres, sem o apoio dos órgãos do velho Estado, com seu financiamento e assistência técnica.
Falece companheira Ludmila
A companheira Ludmila Lima Campos Pereira faleceu no dia 20/10 aos 28 anos de idade, em Porto Velho, onde estava internada há semanas.